Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Brasil / Curiosidades

Dom João VI: O assustador apetite do rei do Brasil

O rei e sua esposa Carlota Joaquina se esbaldavam com 12 pratos por dia durante o jantar

Daniela Bazi Publicado em 17/04/2020, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom João VI (1767-1826) - Wikimedia Commons
Dom João VI (1767-1826) - Wikimedia Commons

Dom João VI foi rei do Reino Unido de Portugal, do Brasil e Algarves. Nascido em 1767, casou-se com Carlota Joaquina em 1785 para continuar uma política de paz entre a Espanha e Portugal.

Vivendo um relacionamento infeliz, Carlota e Dom João não dividiram nem o mesmo teto aqui no Brasil. Entretanto, a mesa de jantar de cada um deles contava com pelo menos 12 pratos. O banquete era dividido em duas terrinas de sopa, cozido, arroz, quatro guisados, dois assados e duas massas. Além de fruta, pão, queijo e doce. 

Dom João VI e Carlota Joaquina tiveram nove filhos, onde oito chegaram a idade adulta. / Créditos: Wikimedia Commons

O almoço do rei também não era nada balançeado. Eram servidos três frangos sem molho, acompanhados de fatias de pão torrado sem manteiga, com quatro ou cinco laranjas-da-baía para completar a refeição. Em seus lanches da tarde, Dom João voltava a devorar três frangos e mais algumas laranjas-da-baía ou mangas.

Segundo a historiadora portuguesa e gerente de negócios do Museu Imperial de Petrópolis (RJ) Ana Roldão em entrevista ao ISTOÉ, “Dom João descascava cinco mangas depois de comer três frangos. Eu vi a camisola de dom João. Dá para ver que ele era um homem grande e aí entende-se o tamanho de seu apetite.”

No entanto, vale destacar que a caricatura do rei português com coxas de frango fritas saindo pelos bolsos talvez seja exagerada, e não passe de um mito criado pela oposição. Mas há registros de que o monarca gostava do prato. Fontes dizem que comia seis frangos por dia, com torradas. Os mercadores do Rio de Janeiro reclamavam da ucharia, a dispensa real, por comprar todos os galináceos disponíveis na cidade.


+Saiba mais sobre a história com as obras disponíveis na Amazon

D. João VI no Brasil, Oliveira Lima  - https://amzn.to/2s4j5Zy

1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, Laurentino Gomes (2014) - https://amzn.to/2pImw7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du