Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

10 produções com temáticas sobre a luta racial para assistir no Amazon Prime Vídeo

De Malcolm X a Marambiré: confira importantes tramas que envolvem pautas raciais

Redação Publicado em 03/06/2020, às 19h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Malcolm X (1992) - Divulgação
Cena do filme Malcolm X (1992) - Divulgação

Pautas que envolvem a luta racial são de extrema importância para compreender o movimento negro e não reproduzir estruturas racistas da sociedade. Pensando nisso, a Aventuras na História selecionou 10 produções com temáticas sobre a luta racial, disponíveis no Amazon Prime Vídeo. Confira abaixo: 

1. Malcolm X, 1992, Estados Unidos, 3h21min

Cena do filme Malcolm X (1992) / Crédito: Divulgação

Esta produção norte-americana trata-se de uma épica biografia cinematográfica de um dos nomes mais notórios do movimento negro: Malcolm X. Este documentário apresenta, ainda, a trajetória completa do líder nacionalista, desde o início da sua carreira até a sua participação na Nação do Islã.


2. CHI-RAQ, 2015, Estados Unidos, 2h06min

Cena do filme CHI-RAQ (2015) / Crédito: Divulgação

Produzida pelo renomado diretor Spike Lee, esta trama trata-se de uma adaptação moderna do clássico Lysistrata, de Aristófanes. CHI-RAQ conta a história de um grupo de mulheres que, após a morte de uma criança em decorrência de uma bala perdida, decidem organizar um movimento contra a violência em seu bairro.


3. Makala, 2018, França, 1h36min

Cena do documentário Makala (2018) / Crédito: Divulgação

Este documentário, dirigido por Emmanuel Gras, apresenta a trajetória de um rapaz humilde que vive na região do Congo. Sonhador e determinado, o jovem utiliza a sua força física para dar um futuro melhor para a sua família.


4. Pelé: A Origem, 2017, Brasil, 44min

Cena do filme Pelé: A Origem (2017) / Crédito: Divulgação

Esta trama nacional conta a história de Edson, nascido em uma pequena cidade brasileira, e que mais tarde, ficaria conhecido como um dos maiores ídolos do futebol: o Pelé. Com caráter documental, a produção revela como o jogador superou todos os limites impostos pelo racismo, tornando-se o primeiro negro no futebol a ser fenômeno mundial.


5. Entrevista Com O Dr. Martin Luther King Jr, 2019, Estados Unidos, 1h41min

Cena do documentário Entrevista Com O Dr. Martin Luther King Jr (2019) / Crédito: Divulgação

Entrevista Com O Dr. Martin Luther King Jr foi ao ar pela primeira vez em 9 de junho de 1963, pela WPIX-TV New York. Este retrato histórico discute a atuação do Movimento Negro Americano pelos Direitos Civis durante os eventos sociais ocorridos em Birmingham.


6. Ali, 2001, Estados Unidos, 2h36min

Cena do filme Ali (2001) / Crédito: Divulgação

Dirigida pelo renomado diretor Michael Mann, esta trama emocionante apresenta o ilustre ator Will Smith como o lendário boxeador Muhammad Ali. Em uma performance eletrizante, o astro retrata a trajetória completa da carreira e vida pessoal do lutador mais famoso dos Estados Unidos.


7. Guava Island, 2019, Estados Unidos, 56min

Cena do filme Guava Island (2019) / Crédito: Divulgação

Lançada pela Amazon Studios e dirigido por Hiro Murai, esta trama tem como personagens centrais as estrelas Donald Glover e Rihanna. O musical se passa na Ilha Guava, onde um músico decide produzir um festival, a fim de que todos desfrutem e conheçam as tradições locais.


8. Green Book: O Guia, 2018, Estados Unidos, 2h09min

Cena do filme Green Book: O Guia (2018) / Crédito: Divulgação

Aclamado pela crítica, este filme conta a história de Tony Lip, um segurança ítalo-americano que é contratado como motorista de Dr. Don Shirley, um pianista negro. Esta trama aborda diversas pautas raciais e denuncia, ainda, o racismo eminente na sociedade.


9. Hotel Rwanda, 2005, Estados Unidos, 1h59min

Cena do filme Hotel Rwanda (2005) / Crédito: Divulgação

Hotel Rwanda se passa em 1994, quando um conflito político na região leva à morte de mais de um milhão de pessoas, dentro de um período de 100 dias. Com caráter de documentário, a trama conta a história de Paul Rusesabagina, um gerente do hotel Milles Collines, que abrigou mais de 1200 pessoas durante a guerra.


10. Marambiré, 2017, Brasil, 1h20min

Cena do documentário Marambiré (2017) / Crédito: Divulgação

Este documentário nacional apresenta a cultura do Marambiré, reunindo dança, música e arte. Além disso, essa produção revela características passadas de geração para geração, exaltando a importância dos negros para a construção da cultura brasileira.


+Assine Amazon Prime para assistir estas produções e obter outros benefícios - https://amzn.to/32bSkAs

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W