Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

200 anos do Dia do Fico: os personagens por trás da Independência do Brasil

A obra "Personagens da Independência do Brasil" traz os nomes famosos e desconhecidos por trás dos acontecimentos do Sete de Setembro

Redação Publicado em 09/01/2022, às 11h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Museu Histórico Nacional/ CC BY-SA 4.0 / via Wikimedia Commons - Retrato de Dom Pedro I fardado
Museu Histórico Nacional/ CC BY-SA 4.0 / via Wikimedia Commons - Retrato de Dom Pedro I fardado

No dia 9 de janeiro de 1922, o príncipe português Dom Pedro I nega os pedidos da Coroa Portuguesa de retornar a Portugal, atrapalhando os planos de dar continuidade ao processo de colonização das terra brasileiras. O Dia do Fico, conhecido principalmente pela frase "Digam ao povo que fico", foi responsável por desencadear uma série de eventos que mais tarde resultariam na emancipação política do Brasil.

Em 2022, a Independência do Brasil completará dois centenários. Antes do acontecimento que quebrou o vínculo de Portugal com o Brasil, uma série de nomes contribuíram para eventos anteriores importantes para a emancipação. Dentre os mais famosos, além de Dom Pedro I, estão: Leopoldina, D. João VI e a Marquesa de Santos.

Contudo, nenhuma história pode ser construída com poucos personagens, por mais que o tempo apague seus nomes da existência. E para contar a história daqueles que foram esquecidos, o historiador Rodrigo Trespach resgata os principais nomes da emancipação política do país e dos bastidores do Sete de Setembro em sua obra "Os Personagens da Independência do Brasil".

Crédito: Reprodução / Editora 106
Crédito: Reprodução / Editora 106

Publicada pela Editora 106, a obra procura abordar a História de uma perspectiva diferente da que já conhecemos, colocando em evidência nomes famosos e desconhecidos que contribuíram para a desvinculação de Portugal com o Brasil. Entre eles, estão: Gonçalves Ledo, Gama Lobo, Chalaça, Frei Caneca, Maria Quitéria, Lorde Cochrane, Hipólito José da Costa, entre outros. O autor procura trazer através de uma cuidadosa pesquisa biográfica cerca de 50 pessoas para contar a História da Independência como ela jamais foi vista antes. 

Além de todos os nomes, ele também retrata artistas como Evaristo da Veiga, Pedro Américo e Georgina de Albuquerque, que registraram a libertação da pátria através de suas obras, fazendo com que aquela época ficasse marcada para sempre na História do Brasil.

Trespach tenta organizar seus textos de formas acessíveis que podem ser lidos de forma independente, mas são facilmente interligados quando lidos em conjunto. Assim, ele tenta mostrar ao leitor que a História da Independência do Brasil envolveu políticos progressistas, conservadores, religiosos, lideranças femininas, jornalistas, nobres, membros de organizações clandestinas, ativistas, estrangeiros, funcionários públicos e muitos outros para se tornar possível.

O livro foi lançado no dia 7 de setembro de 2021, no aniversário de 199 anos desde a Independência, e pode ser adquirido como eBook ou em edição física.


+Saiba mais sobre "Os Personagens da Independência do Brasil" através da Amazon:

Personagens da Independência do Brasil: Os principais nomes da emancipação política do país e da história do Sete de Setembro, de Rodrigo Trespach (2021) - https://amzn.to/3G0XZMR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W