Vitrine » Entretenimento

Contos macabros: 5 histórias não tão conhecidas dos irmãos Grimm

As obras insólitas eram destinadas ao público infantil e continham conteúdos mórbidos, como assassinatos e canibalismo

Victória Gearini Publicado em 19/06/2020, às 12h00

Retrato dos irmãos Grimm
Retrato dos irmãos Grimm - Wikimedia Commons

Jacob e Wilhem, os irmãos Grimm, foram escritores alemães que dedicaram suas vidas à escrever fábulas que, mais tarde, ganharam readaptações mais tranquilas da Disney e inspiraram alguns dos mais famosos contos infantis do mundo.

No entanto, o conteúdo narrado originalmente pelos irmãos não era nada propício para crianças. Suas histórias, que sempre envolviam personagens fantásticos como fadas, duentes e ogros, abordavam temas considerados "pesados" até para muitos adultos, como assassinatos, canibalismo, nudismo, traições e abandono.

1. A protegida de Maria

[Colocar ALT]
Crédito: Wikimedia Commons

A protegida de Maria é um conto de fadas que narra à história de um casal que tinha uma filha de três anos de idade e viviam atordoados por não conseguirem alimentá-la. Um dia, a Virgem Maria apareceu para o pobre homem que, sem pensar duas vezes, entregou sua filha para a mulher. No entanto, após uma desobediência da garota, a Virgem a expulsa de casa.

Sozinha, a jovem viu-se obrigada a morar na floresta. Procurou abrigo em uma árvore e passou a se alimentar de plantas selvagens e andar nua. Tempos depois, ao encontrar a garota nesse estado deplorável, o rei levou-a para seu castelo e casou-se com ela. No ano seguinte, a Virgem Maria reapareceu e comeu o filho do casal. Isso aconteceu com os demais bebês da jovem, até a rainha confessar sua desobediência e ser condenada a morte.


2. O fiel João

[Colocar ALT]
Irmãos Grimm / Crédito: Wikimedia Commons

Este conto dos irmãos Grimm narra a história de um rei que, por conta da idade, estava muito doente. Em seu leito de morte, seu fiel servo prometeu nunca desapontá-lo e, por isso, estaria sempre ao lado do príncipe.

Antes de morrer, o rei pediu que João mostrasse todos os aposentos do castelo para seu filho, mas avisou para tomar cuidado com um quadro da princesa do Telhado de Ouro. A pessoa que olhasse para o retrato iria se apaixonar na mesma hora e, caso isso acontecesse, correria sérios riscos de vida. No entanto, ao encontrar o quadro, o príncipe olhou para ele e apaixonou-se imediatamente pela princesa retratada.

A obra, que contém assassinatos brutais, mostra toda a trajetória de João em meio ao caos tentando proteger o príncipe.


3. Rumpelstichen

[Colocar ALT]
 Crédito: Wikimedia Common

Rumpelstichen apareceu pela primeira vez como o antagonista do conto alemão, O Anão Saltador. Coletado pelos Irmãos Grimm e publicado em 1812, a obra é uma revisão de edições posteriores. O nome faz referência a um tipo de duende e a poltergeist, sendo configurado como um espírito travesso, que faz barulhos e move objetos.

A história se baseia nas travessuras deste ser perverso. Todas as vezes que seu nome é pronunciado, algo de ruim acontece. Além disso, todos os acordos que são feitos com o ele devem ser cumpridos. Caso contrário, ele se vingará da pior forma possível.

 

 

 

 


4. A Madrinha Morte

[Colocar ALT]
 Crédito: Wikimedia Common

A Madrinha Morte é o conto dos Grimm de número 44 e está exposto no Sistema de classificação de Aarne-Thompson. A trama conta a história de um homem pobre com 12 filhos. Quando o seu décimo terceiro filho nasce, o homem se encontra com a Morte e pede para ela ser madrinha de seu filho. Ao atingir a maioridade, a Morte promete tornar o jovem um grande médico em troca de um combinado: se ela aparecesse perto da cabeça do paciente, o médico deveria curá-lo. Caso contrário, deveria deixá-lo morrer.

Quando o rei adoece, ele manda chamar o jovem, que fica com pena de sua situação. O médico tenta enganar sua madrinha que fica irritada com a cura, mas o perdoa. Tempos depois, a filha do rei também cai de cama, mas desta vez o médico repete o ato pois está apaixonado por ela. Furiosa, a Morte não irá perdoar seu afilhado dessa vez.


5. As Três Folhas da Serpente

[Colocar ALT]
 Crédito: Wikimedia Common

Este conto narra à história de uma princesa que estava à procura de um marido, e sua exigência era que ele aceitasse morrer junto com ela. Um jovem pobre, que trabalhava no exército de seu pai, aceita a proposta. Após a morte da princesa, ele se arrepende do acordo, mas é trancado dentro do túmulo com quatro velas, quatro pães e quatro garrafas de vinho.

Esperando pela sua morte, ele vê uma cobra se curar com uma folha e, minutos depois, consegue ressuscitar sua amada. No entanto, tempos depois, ela deixa de amá-lo e se apaixona pelo capitão de um navio. Ela planeja a morte do companheiro, mas quando volta ao castelo é condenada à morte e é colocada junto ao capitao em um navio em chamas.


+Saiba mais sobre estes contos dos irmãos Grimm:

Os 77 Melhores Contos De Grimm: Caixa Exclusiva, de Grimm (2019) - https://amzn.to/351achv

Contos De Grimm - Obra Completa, de Grimm (2013) - https://amzn.to/34Y65Tm

Grimm's Complete Fairy Tales (Edição Inglês), de Grimm (2016) - https://amzn.to/2OghhE7

Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de Grimm (2015) - https://amzn.to/2piIvlb

Os Contos dos Grimm, de Grimm (2013) - https://amzn.to/2CLXJ5w

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W