Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Sequestros, assassinatos e vingança: 5 histórias não tão conhecidas dos irmãos Grimm

Os macabros contos dos escritores alemães continham enredos horripilantes, que depois foram readaptados pela Disney

Victória Gearini Publicado em 10/01/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato dos irmãos Grimm - Wikimedia Commons
Retrato dos irmãos Grimm - Wikimedia Commons

Ao longo dos anos, as histórias dos irmãos Grimm foram readaptadas pela Walt Disney Company para o universo infantil, pois, boa parte dos contos originais continham enredos perturbadores, como assassinatos, canibalismo, nudismo, traições, abandonos e estupros. 

Os escritores alemães Jacob e Wilhem dedicaram boa parte de suas vidas na elaboração de fábulas que mais tarde inspiraram alguns dos contos infantis mais famosos do mundo, como Chapeuzinho Vermelho, João e Maria, Cinderela, Branca de Neve e A Bela Adormecida. 

No entanto, os ilustres escritores escreveram outras inúmeras obras, que não são tão conhecidas na cultura popular. Pensando nisso, selecionamos 5 destas histórias que você precisa conhecer. 

Confira abaixo. 

1. A protegida de Maria

O conto de fadas A protegida de Maria narra a história de um casal que tinha uma filha de três anos de idade e viviam atordoados por não conseguirem alimentá-la. Certo dia, a Virgem Maria apareceu para o pobre homem que, sem pensar duas vezes, entregou a pequena para a mulher. No entanto, após uma desobediência da garota, a Virgem a expulsou de casa.

Representação da Virgem Maria e sua protegida / Crédito: Divulgação / Youtube / Serenissima Notte

Sozinha, a jovem se viu obrigada a morar na floresta. Procurou abrigo em uma árvore e passou a se alimentar de plantas selvagens e andar nua. Tempos depois, ao encontrar a garota nesse estado deplorável, o rei a levou para seu castelo e se casou com ela. Entretanto, no ano seguinte, a Virgem Maria reapareceu e como vingança, comeu o filho do casal. Isso aconteceu com os demais bebês da jovem, até a rainha confessar sua desobediência e ser condenada à morte.


2. O fiel João

Em O fiel João, os irmãos Grimmnarram a história de um rei que, por conta da idade avançada, acaba adoecendo. Em seu leito de morte, seu fiel servo, João, lhe prometeu nunca desapontá-lo e jurou, ainda, sempre proteger o príncipe. Portanto, antes de morrer, o soberano ordenou ao criado que mostrasse todos os aposentos do castelo para o herdeiro, mas avisou para tomar cuidado com o quadro da princesa do Telhado de Ouro.

Imagem dos irmãos Grimm / Crédito: Wikimedia Commons

Segundo o rei, a pessoa que olhasse para o retrato iria se apaixonar por ela na mesma hora e, caso isso acontecesse, correria sérios riscos de vida. Como esperado, ao encontrar o quadro, o príncipe se apaixonou imediatamente pela princesa retratada. A partir disso, uma série de assassinatos brutais começam acontecer e João se vê preso em meio a este caos.


3. Rumpelstichen

Rumpelstichen apareceu pela primeira vez como o antagonista do conto alemão, O Anão Saltador. Coletado pelos irmãos Grimm e publicado em 1812, a obra é uma revisão de edições posteriores. O nome faz referência a um tipo de duende e poltergeist, sendo configurado como um espírito travesso, que faz barulhos e move objetos.

Ilustração de Rumpelstichen / Crédito: Divulgação / Youtube / Serenissima Notte

A história se baseia nas travessuras deste ser perverso. Todas as vezes que seu nome é pronunciado, algo de ruim acontece. Além disso, todos os acordos que são feitos com ele devem ser cumpridos. Caso contrário, segundo a lenda, ele se vingará da pior maneira possível.


4. A Madrinha Morte

A Madrinha Morte conta a história de um homem pobre com 12 filhos. Quando o seu décimo terceiro filho nasce, o homem se encontra com a Morte e a pede para se tornar madrinha da criança, que logo aceita o convite. Mais tarde, quando o garoto atinge a maioridade, a Morte promete torná-lo um grande médico em troca de um combinado: se ela aparecesse perto da cabeça do paciente, o médico deveria curá-lo. Caso contrário, deveria deixar a pessoa morrer.

Ilustração do conto A Madrinha Morte / Crédito: Wikimedia Commons

No entanto, quando o rei adoece, o jovem é chamada para curá-lo, mas por conta do combinado com a Morte, se vê obrigado a deixá-lo morrer. Com dó do soberano, o médico tenta enganar sua madrinha que fica irritada com a cura, mas o perdoa. Tempos depois, a filha do rei também cai de cama, mas desta vez o médico repete o ato pois está apaixonado por ela. Furiosa, a Morte não perdoa seu afilhado e torna a sua vida em um verdadeiro inferno.


5. As Três Folhas da Serpente

Este conto narra à história de uma princesa que estava à procura de um marido, no entanto, sua exigência era que ele aceitasse morrer junto com ela. Um jovem pobre, que trabalhava no exército de seu pai, aceita a proposta. Entretanto, após a morte da garota, o rapaz se arrepende do acordo, mas acaba sendo trancado dentro do túmulo com quatro velas, quatro pães e quatro garrafas de vinho.

Representação de As Três Folhas da Serpente / Crédito: Divulgação

Esperando pela sua morte, ele vê uma cobra se curar com uma folha e, minutos depois, decide ressuscitar sua amada. No entanto, mais tarde, a jovem deixa de amá-lo e se apaixona por um capitão de um navio. Para se livrar do casamento, a princesa planeja a morte do companheiro. Entretanto, ao voltar para o castelo, seu plano é descoberto, e a herdeira é condenada à morte, sendo colocada em um navio em chamas, ao lado de seu amante. 


+AH: A MACABRA ORIGEM DOS CONTOS DE FADAS!


++Saiba mais sobre os contos citados acima por meio de obras na Amazon: 

Os 77 Melhores Contos De Grimm: Caixa Exclusiva, de Grimm (2019) - https://amzn.to/351achv

Contos De Grimm - Obra Completa, de Grimm (2013) - https://amzn.to/34Y65Tm

Grimm's Complete Fairy Tales (Edição Inglês), de Grimm (2016) - https://amzn.to/2OghhE7

Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de Grimm (2015) - https://amzn.to/2piIvlb

Os Contos dos Grimm, de Grimm (2013) - https://amzn.to/2CLXJ5w

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W