Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personalidades

8 biografias de personalidades de lutaram pelos direitos humanos

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, relembre 8 personalidades que lutaram pelos seus direitos

Redação Publicado em 10/12/2021, às 16h27 - Atualizado em 26/01/2022, às 15h36

Capa das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / Companhia das Letras / Zahar / Boitempo
Capa das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / Companhia das Letras / Zahar / Boitempo

Há 73 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi oficializada pela ONU. Mais tarde, a data foi estabelecida como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o objetivo de celebrar este marco e ressaltar a importância da luta pelos direitos ainda não garantidos pelo Estado e pela sociedade.

Para celebrar a data e promover reflexões sobre o tema, a Aventuras na História selecionou 8 biografias sobre grandes personalidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos ao longo dos anos.

Confira nossa lista e garanta obras incríveis na sua estante:

1. Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, de Malala Yousafzai (2013) - https://amzn.to/3GvHBDU

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, Malala Yousafzai não conseguiu manter-se calada enquanto via seus direitos à educação serem tirados de si. Em outubro de 2012, a garota foi atingida por um tiro na cabeça durante seu retorno à escola. Com a sua milagrosa recuperação, Malala foi levada para as salas das Nações Unidas em Nova York e tornou-se um símbolo de luta a favor da educação feminina em todo o mundo.

Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Crédito: Reprodução / Companhia das Letras


2. Autobiografia Do Gandhi - Minha Vida E Minhas Experiências Com A Verdade, de Mohandas K. Gandhi (2019) - https://amzn.to/3pHXYGN

Mahatma Gandhi se tornou conhecido por liderar o povo indiano na luta pela independência. Ele é um dos principais símbolos contra a violência e a favor da paz. Em sua autobiografia, Gandhi relata sua trajetória desde a infância até suas ações como ativista, incluindo seus 40 anos de luta pela Independência da Índia. Assim, enquanto ele conta um pouco de sua história, ele também lhe passa seus princípios a favor da paz.

Crédito: Reprodução / Palas Athena
Crédito: Reprodução / Palas Athena


3. Rosa, de Rosa Park (2019) - https://amzn.to/31Qk81o

Rosa Parks recusou levantar-se de seu assento no ônibus para dar espaço para uma pessoa branca se sentar em meio ao período de Segregação Racial nos Estados Unidos. O ato que levou Parks a ser presa por desobedecer regras se tornou um dos principais atos de resistência pela população negra, e contribuiu com a abolição da política racial no transporte público dos Estados Unidos. Apesar da biografia ser voltada para o público infantil, é uma leitura importante para todas as idades compreenderem a história de Rosa Parks.

Crédito: Reprodução / Editora Mostarda
Crédito: Reprodução / Editora Mostarda


4. A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson e Martin Luther King (2014) - https://amzn.to/3rRU5BB

Martin Luther King liderou uma luta por igualdade que revolucionou os Estados Unidos e influenciou o mundo inteiro. Através da resistência através do protesto não-violento, King lutou pelos direitos civis da comunidade negra americana até seu assassinato em 1968. Seu ativismo político o levou a receber um Prêmio Nobel da Paz 4 anos antes de seu falecimento.

Crédito: Reprodução / Zahar
Crédito: Reprodução / Zahar


5. Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza (2017) - https://amzn.to/31QnFNc

Apesar de não retratar a história de apenas uma mulher que lutou por direitos civis no Brasil, o livro “Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil” traz a vida de várias brasileiras de diversas etnias e regiões do país que contribuíram com a transformação do Brasil para ele se tornar um lugar melhor. Entre as mulheres selecionadas estão: Margarida Maria Alves, Bertha Lutz, Indianara Siqueira, Dorina Nowill, Laudelina de Campos Melo e Chiquinha Gonzaga.

Crédito: Reprodução / Seguinte
Crédito: Reprodução / Seguinte


6. Uma autobiografia, de Angela Davis (2019) - https://amzn.to/3yiNYaW

Angela Davis é uma das maiores ativistas negras dos Estados Unidos. Suas ações políticas a elevaram como um ícone do movimento negro e feminista do nosso tempo. Em sua autobiografia, Angela conta sua história desde a infância até sua carreira como professora universitária, sem deixar de passar por momentos cruciais de sua história como a entrada de seu nome na lista das 10 pessoas mais procuradas do FBI, a sua prisão e o apoio que ela recebeu para a sua liberdade.

Crédito: Reprodução / Boitempo
Crédito: Reprodução / Boitempo


7. A cor da liberdade: Os anos de presidência, de Nelson Mandela (2018) - https://amzn.to/3oKJtm0

Nelson Mandela foi o primeiro presidente da África do Sul democrática e durante o seu mandato, ele estava comprometido com a garantia de fazer com que todos os cidadãos do país se tornassem iguais perante a lei. Para isso, Mandela teve que transformar um país destruido por séculos de colonialismo e apartheid para construir uma democracia funcional. Na sua autobiografia, Mandela conta sobre os seus anos de presidência através de memórias que lhe ajudaram a tornar seu livro um best sellers mundial.

Crédito: Reprodução / Zahar
Crédito: Reprodução / Zahar


+Saiba mais sobre as obras listadas acima através da Amazon:

Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, de Malala Yousafzai (2013) - https://amzn.to/3GvHBDU

Autobiografia Do Gandhi - Minha Vida E Minhas Experiências Com A Verdade, de Mohandas K. Gandhi (2019) - https://amzn.to/3pHXYGN

Rosa, de Rosa Park (2019) - https://amzn.to/31Qk81o

A autobiografia de Martin Luther King, de Clayborne Carson e Martin Luther King (2014) - https://amzn.to/3rRU5BB

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza (2017) - https://amzn.to/31QnFNc

Uma autobiografia, de Angela Davis (2019) - https://amzn.to/3yiNYaW

A cor da liberdade: Os anos de presidência, de Nelson Mandela (2018) - https://amzn.to/3oKJtm0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W