Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Ciência

88 anos de Carl Sagan: relembre o cientista co-criador da série Cosmos

Sagan faria aniversário hoje, 9 de novembro, se ainda fosse vivo

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 09/11/2021, às 19h00 - Atualizado às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carl Sagan discursa na Cornell University, 1987 - Kenneth C. Zirkel, CC BY-SA 4.0/ Via Wikimedia Commons
Carl Sagan discursa na Cornell University, 1987 - Kenneth C. Zirkel, CC BY-SA 4.0/ Via Wikimedia Commons

Carl Sagan é um dos nomes mais famosos da ciência moderna, e os estudos do cientista norte-americano permanecem presentes até hoje através dos seus livros, artigos científicos e a série “Cosmos”, que criou ao lado de sua esposa, Ann Druyan.

Nascido em Nova York no dia 9 de novembro de 1934, Sagan completaria, hoje, 88 anos. Entretanto, diagnosticado com síndrome mielodisplásica (SMD), o cientista faleço aos 62 anos devido a uma grave pneumonia.

Considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos, Carl deixou um legado que será lembrado para todos sempre pelos entusiastas da Ciência e Astronomia. E para relembrar a vida de Sagan, a Aventuras na História irá te levar para conhecer seus maiores feitos em vida. Confira:

Atuação dentro da NASA

Carl Sagan foi extremamente importante para a criação de programas espaciais dentro da NASA. Segundo o site Mundo Educação, Sagan foi conselheiro da organização espacial e colaborou em projetos que criaram o Apollo 11, que levou Neil Armstrong à Lua em 1969. Ele também participou ativamente no lançamento de sondas como Galileu e Voyoger, além de ter apontado que a lua de Saturno, Titã, possui compostos líquidos que possibilitaria a existência de vida no satélite natural.

 Murray e Carl Sagan olhando para o mapa de Marte - NASA/JPL / Domínio Público / Via Wikimedia Commons
 Murray e Carl Sagan olhando para o mapa de Marte - NASA/JPL / Domínio Público / Via Wikimedia Commons

Professor em Harvard

Mestre em Física e doutor em Astronomia e Astrofísica, Carl Sagan foi muito mais do que apenas uma celebridade da televisão. Segundo o site eBiografia, Sagan chegou a lecionar na universidade de Berkeley, Califórnia e posteriormente trabalhou no Observatório Astrofísico Smithsonian. Mas o seu maior destaque no mundo acadêmico foi a sua passagem em Harvard, onde ele conciliava seu tempo com as atividades do Observatório. Na famosa universidade de Massachusetts, Carl realizou várias pesquisas e realizou palestras, além de ter orientado vários estudantes de pós-graduação.


O sucesso do programa “Cosmos”

Para se tornar uma das maiores celebridades da ciência, Carl Sagan somente precisou de um programa. Segundo a National Geographic, Sagan foi um dos maiores nomes da televisão entre os anos 1980 e 1990 devido ao sucesso de “Cosmos: Uma viagem pessoal”, criada ao lado de sua esposa, Ann Druyan. O principal objetivo do programa era divulgar a Astronomia para o público, contribuindo para a criação de uma geração fascinada pelo espaço. Carl chegou até mesmo a publicar um livro baseado na série, que está na lista de mais vendidos até hoje.

 Imagem de FelixMittermeier por Pixabay
 Imagem de FelixMittermeier por Pixabay

+Saiba mais sobre a vida e obra de Carl Sagan através da Amazon:

1. Cosmos, de Carl Sagan (2017) - https://amzn.to/3H4ulHn

2. O mundo assombrado pelos demônios, de Carl Sagan (2006) - https://amzn.to/3oaZali

3. Pálido ponto azul: Uma visão do futuro da humanidade no espaço, de Carl Sagan (2019) - https://amzn.to/3bVP2qD

4. Variedades da experiência científica: Uma visão pessoal da busca por Deus, de Carl Sagan (2008) - https://amzn.to/303ciAq

5. Bilhões e bilhões: Reflexões sobre a vida e morte na virada do milênio, de Carl Sagan (2008) - https://amzn.to/3C7b5pe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W