Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

“A Grande História do Mundo” em uma grande obra de François Reynaert

“A Europa não é o centro do mundo”, relembra o autor na introdução de A Grande História do Mundo

Paulo Marinho Publicado em 18/02/2022, às 18h15 - Atualizado em 09/06/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro "A Grande História do Mundo: Uma Viagem Única Pela História dos Cinco Continentes" (2022) - Crédito: Reprodução / Vestígio
Capa do livro "A Grande História do Mundo: Uma Viagem Única Pela História dos Cinco Continentes" (2022) - Crédito: Reprodução / Vestígio

“Não, o homem não é uma criatura modelada por Deus à sua imagem e que apareceu no momento da Criação, há 6 mil anos. O homem é um primata como qualquer outro…”, é com essa frase e muitas outras que o autor François Reynaert reforça a existência de uma real história do mundo além dos olhares eurocêntricos que aprendemos no decorrer dos séculos passados. 

“Durante muito tempo, os europeus acreditaram, com orgulho, que o conhecimento do seu próprio passado, da sua própria cultura, seria suficiente para compreender o universo. Estavam persuadidos de que somente seu modo de pensar iria prevalecer”, afirma Reynaert, em uma de suas entrevistas para promover sua nova obra, lançamento recente no Brasil por meio da Editora Vestígio. 

O olhar racional do autor, com seu conhecimento histórico, leva o leitor a compreender a importância de se estudar a história do mundo em todas as suas vertentes, e entender cada vez mais os problemas do presente. Com argumentos bem apresentados e firmados, a incrível obra de François nos apresenta debates além de questões econômicas e/ou militares, mas esclarecem de forma clara e objetiva o porquê China e Índia são, novamente, as potências mundiais. 

O livro é dividido em três partes, cruzando as antiguidades das sociedades humanas, contando ao leitor o passo a passo das civilizações e como os humanos se espalharam pelo globo, até mesmo os momentos de descolonização, passando pelas grandes guerras mundiais. 

PRIMEIRA PARTE - UM MUNDO ESTILHAÇADO

Com mapas para melhor auxiliar a localização do leitor, François expõe os mitos e verdades sobre as três grandes civilizações (Ocidente, China e Índia), além de falar sobre os quatro impérios da antiguidade, o mundo no tempo de Harun Al-Rashid e o mundo no tempo das invasões mongóis. Todos os tópicos são apresentados em mais de 160 páginas. 

SEGUNDA PARTE - UM MUNDO RECONFIGURADO

Muitos de nós aprendemos sobre os acontecimento a partir do século XVI, mas que tal ir além dos olhares europeus e visitarmos os quatro impérios muçulmanos, o Japão, a colonização da América do Norte, o tráfico negreiro e o martírio da África? Apresentando os séculos XVI e XVII, François nos conta mais, nessa parte da obra, sobre o Iluminismo, exploração do Pacífico, tempo das revoluções e muitos outros acontecimentos.

TERCEIRA PARTE - UM MUNDO DOMINADO

A última parte do livro relembra o domínio europeu no planeta, falando sobre Estados Unidos, América Latina, as duas Grande Guerras e os momentos-chave da descolonização. Isso e outros fatos em mais de 200 páginas. 

Crédito: Reprodução / Vestígio
Crédito: Reprodução / Vestígio

O AUTOR

Jornalista e historiador, François Reynaert é licenciado pela renomada Sciences Po, em Paris. Possui uma coluna na revista L’Obs, em que fala sobre a atualidade em tons de humor e ironia. Escreveu vários livros sempre bem recebidos pela crítica e por leitores. 


+Adquira A Grande História do Mundo: Uma Viagem Única Pela História dos Cinco Continentes, de François Reynaert (2022) - https://amzn.to/3H0yGdx

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W