Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / São Paulo

Aniversário de São Paulo: 4 livros para celebrar a cidade

Confira títulos que vão desde a história da metrópoles em quadrinhos à ensaios fotográficos de seus parques

Redação Publicado em 25/01/2023, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira títulos que vão desde a história da metrópoles em quadrinhos à ensaios fotográficos de seus parques - Crédito: Reprodução / Editora Elementar / Editora Brasiliense
Confira títulos que vão desde a história da metrópoles em quadrinhos à ensaios fotográficos de seus parques - Crédito: Reprodução / Editora Elementar / Editora Brasiliense

Conhecida como a “cidade de pedras”, São Paulo completa hoje 469 anos. A data surgiu com uma forte influência religiosa quando, no dia 25 de janeiro de 1554, os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o colégio que seria o centro de educação e formação dos indígenas para se adequarem ao modo de vida dos jesuítas.

E para celebrar essa data tão especial, o site Aventuras na História selecionou 4 obras memoráveis para você conhecer as principais e mais marcantes características da cidade! Dá só uma olhada:

1. A cidade de São Paulo geografia e história, de Caio Prado Jr. (1998) - https://amzn.to/3rT087g

Crédito: Divulgação /
Crédito: Divulgação / Editora Brasiliense

Caio Prado Júnior explica como a região de São Paulo, mesmo não oferecendo atrativos para a criação de um centro industrial e urbano, conseguiu tal proeza. Este texto, clássico, fez parte do livro Evolução política do Brasil e outros estudos e permanece válido para compreender a influência dos fatores geográficos na formação de São Paulo, além de ser um documento histórico importante sobre seu desenvolvimento urbano.


2. Parques urbanos de São Paulo, de Thyago Nogueira (2019) - https://amzn.to/3nYFotH

Crédito: Divulgação / Editora Brasiliense

O livro “Parques Urbanos de São Paulo” traz ensaios fotográficos que registram o cotidiano de treze parques paulistanos, tão diversos quanto a cidade e sua população: parques do centro e da periferia, novos e antigos, célebres e conhecidos apenas localmente. As fotos revelam a pluralidade de usos que os paulistanos fazem desses espaços, e surpreendem ao mostrá-los de maneira distanciada, detendo-se igualmente diante de aspectos planejados e incidentais. Parques urbanos revelam os anseios dos moradores da cidade e suas ideias sobre o que deve ser uma área de lazer.


3. A história da cidade De São Paulo - Em Quadrinhos, de Walter Vetillo - https://amzn.to/3u0QEd0

Crédito: Divulgação / Editora Elementar

São Paulo é a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo. Como ela se tornou essa grande metrópole? Nasceu pequenina, acolhedora e foi se transformando com os sonhos e histórias de milhares de pessoas: de Manuel de Paiva, Tibiriçá e Anchieta, dos bandeirantes e do príncipe dom Pedro, enfim, a cidade participou dos principais momentos da história do Brasil e é o berço da industrialização. Pequena história da cidade de São Paulo contada em quadrinhos do nascimento até os dias atuais.


4. Vida e morte em São Paulo, de Marcos Drumond Junior (2002) - https://amzn.to/3Awny6m

Crédito: Divulgação / Editora Brasiliense

O médico Marcos Drumond Jr. tem uma rotina diferente da de seus colegas de profissão. Em vez dos vivos, ele trata dos mortos: analisando as razões dos óbitos na cidade, como um dos coordenadores do Pro-AIM, ele identifica os maiores riscos para a saúde dos paulistanos e ajuda a definir prioridades nas políticas públicas e aumentar a expectativa de vida em São Paulo.


+Adquiras as obras citadas acima através da Amazon:

A cidade de São Paulo geografia e história, de Caio Prado Jr. (1998) - https://amzn.to/3rT087g

Parques urbanos de São Paulo, de Thyago Nogueira (2019) - https://amzn.to/3nYFotH

A história da cidade De São Paulo - Em Quadrinhos, de Walter Vetillo - https://amzn.to/3u0QEd0

Vida e morte em São Paulo, de Marcos Drumond Junior (2002) - https://amzn.to/3Awny6m

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W