Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Crimes

Anjos de Nagyrév: a gangue de mulheres que matou mais de 300 pessoas

Entre 1914 e 1929, o grupo liderado por Zsuzsanna Fazekas envenenou diversos homens com arsênico

Victória Gearini Publicado em 28/06/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher envenenando drink - Wikimedia Commons
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher envenenando drink - Wikimedia Commons

Composto por mulheres, o grupo Anjos de Nagyrév viveu na aldeia de Nagyrév, na Hungria, entre 1914 e 1929. Estima-se que neste período a organização tenha sido responsável pela morte de mais de 300 pessoas, que foram envenenadas por arsênico. 

Os assassinatos 

Zsuzsanna Fazekas ficou muito conhecida na aldeia de Nagyrév, em 1911, quando chegou à vizinhança desacompanhada e de forma misteriosa — seu marido, Gyula, havia desaparecido sem nenhuma explicação. Responsável por fazer abortos ilegais, a parteira foi presa 10 vezes, entre 1911 e 1921, no entanto, foi absolvida de todas as acusações, pois alguns juízes apoiavam esta prática. 

Na época era comum que adolescentes se casassem a força com homens que não desejavam e o divórcio não era permitido, mesmo que o companheiro fosse alcoólatra e abusivo. Muitas mulheres viviam infelizes, até que vários maridos foram enviados para a Primeira Guerra Mundial. A aldeia de Nagyrév, por sua vez, era o local perfeito para abrigar prisioneiros de guerra aliados.

Muitas mulheres que haviam perdido seus maridos para o conflito encontraram consolo nesses prisioneiros estrangeiros. No entanto, quando muitos homens retornavam das batalhas, elas não queriam voltar para suas vidas aprisionadas. Portanto, Fazekas passou aconselhá-las a envenenarem seus maridos com arsênico.

Embora a primeira morte em Nagyrév tenha ocorrido em 1911, acredita-se que esta não tenha sido culpa da mulher. No entanto, com o decorrer do tempo, estima-se que entre 45 a  50 pessoas tenham sido envenenadas durante os 18 anos em que Fazekas viveu no distrito.

Após assassinarem seus companheiros, muitas viúvas passaram a matar seus pais da mesma forma, pois muitos deles eram machistas, sendo um fardo para elas, pois mandavam em suas vidas e controlavam suas heranças. Há relatos, ainda, que algumas envenenaram seus amantes e seus próprios filhos. 

Grupo desfeito 

Em meados da década de 1920, esta prática tornou-se moda e Nagyrév ficou conhecido como o "distrito do assassinato". Como Fazekas era amiga próxima de um médico da vila e seu primo era responsável por arquivar todos os atestados de óbito, por muito tempo os assassinatos passaram despercebidos pelas autoridades. 

A história da captura do grupo é incerta, pois há três relatos que conflitam entre si. Uma das teorias é que a sra. Szabó, uma das criadoras do grupo, tenha sido flagrada por dois sobreviventes. Em outra história, um estudante de medicina de uma cidade vizinha teria encontrado níveis elevados de arsênico em um cadáver, e a partir disso uma investigação teria sido iniciada. 

Entretanto, segundo Béla Bodó, historiadora húngara-americana, os crimes vieram à tona em 1929, quando uma carta anônima foi enviada ao jornal local. De acordo com a pesquisadora, o grupo foi desfeito e essas mulheres foram condenadas pelos seus crimes.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W