Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Ciência

Astronomia, história e cultura: obra revela os maiores enigmas do Sistema Solar

O décimo segundo lançamento da coleção A História Para Quem Tem Pressa aborda os maiores mistérios da origem do Sol

Victória Gearini Publicado em 22/06/2020, às 18h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Ainda hoje, o Sistema Solar é considerado um verdadeiro enigma. No entanto, graças aos avanços da tecnologia, cada vez mais é possível desvendar os mistérios que envolvem o Universo. Parte da coleção A História Para Quem Tem Pressa, a obra de Alberto Delerue revela intrigantes descobertas do Sistema Solar.

Recém-lançada pela Editora Valentina, o livro do jornalista e membro da Royal Astronomical Society, Alberto Delerue, revela a origem do Sistema Solar, desde a verdadeira história da sua criação, passando pela nuvem que originou a estrela, até o processo do desenvolvimento da vida humana.

“Apesar do tanto que se avançou, sobretudo nas últimas décadas, ainda nos resta de fato muito que aprender. Aprender e descobrir. Isto fica claro quando nos voltamos para a memória recente das diversas missões espaciais que foram e, felizmente, seguem sendo realizadas. O século que findou foi testemunha do lançamento de um sem-número de espaçonaves exploratórias para estudar uma centena de mundos. Uns mais próximos, outros muitíssimo afastados. Em um deles, o homem chegou a pisar”, escreveu na apresentação da obra, Heloísa M. Boechat Roberty, pesquisadora do Observatório do Valongo — UFRJ.

[Colocar ALT]
Obra A História do Sistema Solar Para Quem Tem Pressa, de Alberto Delerue (2020) / Crédito: Divulgação / Amazon

A obra é composta por 13 capítulos, sendo que em cada um deles é abordado um aspecto diferente da astronomia, história e cultura, relacionando os estudos antigos e atuais sobre o Sistema Solar. 

“A História do Sistema Solar Para Quem Tem Pressa é uma obra de divulgação científica que reúne dados gerais e atualizados sobre toda a numerosa e diversificada família solar. O autor aborda o assunto de maneira leve e direta, o que resulta numa leitura fácil e agradável”, completou Heloísa M. Boechat Roberty.

Este livro trata-se do décimo segundo lançamento da coleção A História Para Quem Tem Pressa, com mais de 650 mil exemplares vendidos em todo o mundo. Disponível na Amazon, esta edição contém, ainda, relatos de expedições de espaçonaves e sondas espaciais do passado e presente, e uma ficha técnica dos vários planetas que compõem o Sistema Solar. 

Confira abaixo um trecho da obra de Alberto Delerue: 

“Ao Sol devemos, obviamente, o fato de estarmos vivos. Sem o seu calor, luz, e energia, a vida certamente não teria surgido e vingado no nosso planeta. Mas, como tudo no Universo parece obedecer um ciclo de nascimento e morte, um dia o Sol não existirá mais. Será uma morte anunciada, é verdade, mas que ninguém estará aqui para assistir. 

O Sol foi intuitivamente reconhecido e aceito como um verdadeiro deus por praticamente todas as grandes civilizações. Para os egípcios, por exemplo, o deus Sol era Rá, aquele que nascia a cada manhã e era transportado através do céu por uma barca, até morrer no lado oeste a cada fim de tarde. E sempre renascer ao lado leste, depois de uma viagem ‘por baixo do mundo’. Para os antigos gregos, o Sol era Apolo, aquele que conduzia um carro de fogo no céu. Para os hindus, a magnífica esfera de luz era o olho de Varuna, o deus da ordem cósmica”. 


+Saiba mais sobre a coleção A História Para Quem Tem Pressa disponível na Amazon: 

A História Do Sistema Solar Para Quem Tem Pressa, de Alberto Delerue (2020) - https://amzn.to/2Cwxp2k

A História do Universo para quem tem pressa: Do Big Bang às mais recentes descobertas da astronomia!, de Colin Stuart (2018) - https://amzn.to/3er08DR

A História De Jesus Para Quem Tem Pressa, de Anthony Le Donne (2019) - https://amzn.to/2YoOzY8

A História do Mundo Para Quem Tem Pressa, de Emma Marriot (2015) - https://amzn.to/315fSs9

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa, de Celso Sabadin (2018) - https://amzn.to/2ByNBje

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W