Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Movimento anti-stratfordiano: As teorias conspiratórias sobre William Shakespeare

Considerado um dos maiores dramaturgos da História, o autor de 'Romeu e Julieta' já teve sua identidade e obras questionadas

Isabella Bisordi Publicado em 07/02/2024, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
William Shakespeare, autor do clássico "Romeu e Julieta" - Martin Droeshout (–1642) / Domínio Público, via Wikimedia Commons
William Shakespeare, autor do clássico "Romeu e Julieta" - Martin Droeshout (–1642) / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Conhecido por ser um dos maiores e mais importantes dramaturgos renascentistas da história, William Shakespearefoi o responsável por grandes obras que marcaram gerações, como "Romeu e Julieta", "MacBeth e o Mercador de Veneza" e 'Hamlet".

Apesar do enorme sucesso de suas peças, pouco se sabe sobre a vida íntima do escritor além de seu nascimento em Stratford, no ano de 1564, sua morte em 1616, seus pais e seu casamento.

A falta de registros e documentos a seu respeito tornam impossível fazer uma biografia precisa sobre o autor, o que intriga historiadores e a comunidade literária até os dias de hoje. Muitos, inclusive, acabam duvidando da autoria de suas obras — e, até mesmo, da sua existência.

Anti-stratfordianos

Até hoje, poucos detalhes sabemos sobre a infância de Shakespeare. Acredita-se que, quando jovem, tenha frequentado a escola primária de Stratford e, por isso, não era analfabeto. No entanto, em todos os documentos assinados pelo autor, é possível notar que seu nome foi escrito de maneiras diferentes.

William Shakespeare, o dramaturgo renascentista / Crédito: John Taylor (1585-1651) / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Além disso, devido à posição social de sua família na época, é muito provável que seus pais, John e Mary Shakespeare, nunca tenham aprendido a escrever, assim como sua mulher, Anne Hathaway, e seus filhos.

A autoria de Shakespeare foi questionada pela primeira vez em meados do século 19, pois sua origem humilde parecia incompatível com a escrita de suas peças e sonetos, que apresentavam vastos conhecimentos em política, geografia e latim, além de um vocabulário com mais de 30 mil palavras.

Outro fator que refuta a teoria foi o testamento escrito por Shakespeare em sua morte, no ano de 1616. Sua linguagem é mundana, nada poética e não menciona nenhuma das suas obras, papéis pessoais, livros ou poemas.

Diante disso, formou-se um grupo de pessoas denominadas “anti-stratfordianos”, que acreditam que Shakespeare de Stratford foi apenas uma fachada para proteger a identidade de autores reais que não queriam ou não podiam aceitar créditos públicos — provavelmente por suas posições sociais, segurança de estado ou gênero.

A controvérsia gerou mais de 80 candidatos à verdadeira autoria das obras, sendo os mais populares: Sir Francis Bacon, Edward De Vere, 17º Conde de Oxford, Christopher Marlowe e William Stanley, 6º Conde de Derby. Para os defensores dessa teoria, esses nomes seriam mais plausíveis pela familiaridade com a corte real, que é bem aparente nas obras.

Teorias do grupo

Enquantos muitos anti-stratfordianos discutem sobre a autoria do dramaturgo, alguns acreditam, até mesmo, que ele pode nunca ter existido. Existe uma forte teoria de que Shakespeare, na verdade, não era uma pessoa, mas um nome dado por um grupo de escritores (The Oxford Syndicate), incluindo Marlowe e Bacon, que se uniram em segredo para escrever obras de sucesso. A ideia era criar histórias cativantes para o público na época, mas preservando o anonimato dos autores.

Apesar de ambas as teorias já terem sido apoiadas por personalidades como Charles Chaplin e Sigmund Freud, é impossível afirmarmos que elas são reais. Por ser um plebeu na época em que vivia, muitos acreditam que Shakespeare não escreveria peças tão complexas.

No entanto, muitas evidências fornecidas por anti-stratfordianos são incorretas — como por exemplo, que o dramaturgo nunca deixou a Inglaterra — além de inúmeros artigos acadêmicos que comprovam a sua existência e genialidade.

Os anos perdidos de Shakespeare

Por mais bizarro que possa parecer, não existe nenhum registro do que Shakespeare fez entre os anos 1585 (quando ocorreu o batismo dos seus filhos gêmeos, Hamnet e Judith) e 1592, (quando o dramaturgo chegou aos teatros de Londres).

A época, conhecida como “anos perdidos”, deu origem à diversas teorias sobre a vida de Shakespeare antes de se tornar famoso e ter suas peças produzidas.

Uma das histórias mais populares diz que Shakespeare roubou cervos de Sir Thomas Lucy, proprietário de diversas terras em Stratford. Para escapar da punição, fugiu para Londres.

Outros dizem que o autor foi professor no interior, advogado, escrivão, soldado ou marinheiro; ou também, é possível que ele tenha morado na sua cidade natal por todo esse tempo, ajudando nos negócios da família.

O motivo de tantas opiniões diferentes é a tentativa de explicar o conteúdo de suas peças, que exigiam um conhecimento significativo. Para alguns estudiosos, parte dessa experiência pode ter sido adquirida durante seus anos perdidos em registros, e a única informação certa é que, em algum momento durante esse tempo, ele deixou sua cidade para tentar a carreira de ator em Londres.


+Saiba mais sobre William Shakespeare por meio de obras disponíveis na Amazon:

Box Grandes obras de Shakespeare, de William Shakespeare (2017) - https://amzn.to/2rs7wuZ

Box William Shakespeare, de William Shakespeare (2020) - https://amzn.to/3vrdp8E

Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare (2013) - https://amzn.to/3BYOYBR

Otelo, de William Shakespeare (2017) - https://amzn.to/3lWW4kO

Hamlet, de William Shakespeare (2015) - https://amzn.to/3eMEz19

Romeu e Julieta, de William Shakespeare (2016) - https://amzn.to/2KtCNE6

Muito barulho por nada, de William Shakespeare (2002) - https://amzn.to/2yHj4xS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W