Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Barão de Itaperuna: o possível filho de Dom Pedro I com uma escrava

Após a morte do monarca Anacleto Corrêa de Faria teria reivindicado seus direitos como herdeiro

Victória Gearini Publicado em 27/05/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anacleto Corrêa de Faria, o Barão de Itaperuna - Divulgação
Anacleto Corrêa de Faria, o Barão de Itaperuna - Divulgação

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, por professores e historiadores do Vale do Rio Doce, Anacleto Corrêa de Faria, mais conhecido como o Barão de Itaperuna, seria na verdade filho bastardo de Dom Pedro I com uma escrava.

Atualmente sabe-se que Dom Pedro I, diante de seus inúmeros casos, teve ao todo 19 filhos reconhecidos, sendo sete deles com a sua primeira esposa, a princesa Leopoldina. No entanto, estima-se que este número pode ultrapassar a faixa de 40 filhos, como apontam os estudos realizados pelos Vale do Rio Doce. 

Relação extraconjugal de Dom Pedro I

Nascido em 1819, Anacleto Corrêa de Faria seria fruto de um caso de Dom Pedro I com a escrava Faustina Jovita. Segundo o escritor Flávio Mateus dos Santos, autor da obra A República do silêncio, o imperador teria enviado Faustina para a Zona da Mata mineira, com o objetivo de amenizar o escândalo na corte. 

Pintura de Dom Pedro I, o Imperador do Brasil / Crédito: Wikimedia Commons

Sozinha e desamparada, a jovem conheceu Luciano Corrêa de Faria, com quem se casou mais tarde. O rapaz registrou, ainda, Anacleto como seu filho. Morador do povoado de Mercês do Pomba, atual Mercês, o barão teve uma infância humilde e simples.

Já na fase adulta, Anacleto descobriu por sua mãe que era filho bastardo de Dom Pedro I, o que o motivou a reivindicar pelos seus direitos. Após a morte do monarca, o barão vendeu todas suas propriedades e partiu em direção ao palácio onde a família imperial morava. 

De infância humilde a Barão de Itaperuna

Em 1889, conseguiu uma audiência com Dom Pedro II e lhe contou todo a sua história. Portanto, no dia 10 de agosto daquele mesmo ano, o filho do monarca com Leopoldina o nomeou Barão de Itaperuna, fato que mudou a sua vida por completo. 

Retrato de Dom Pedro II, último Imperador do Brasil / Crédito: Getty Images

De volta ao seu povoado, Anacleto se tornou um grande empresário, e investiu financeiramente no pequeno distrito de Santo Antônio do Manhuaçu. No entanto, pouco tempo depois, houve o golpe responsável pela proclamação da república no Brasil. Preocupados com a representatividade de Anacleto na região, os republicanos traçaram uma guerra contra ele. 

O Barão de Itaperuna foi morto em 1903 e atualmente, seu corpo encontra-se sepultado em um cemitério simples, localizado em Caratinga, embora existam fortes evidências que Anacleto seria filho de Dom Pedro I.


+Saiba mais sobre o Dom Pedro I por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

D.Pedro - A história não contada: O homem revelado por cartas e documentos inéditos (eBook Kindle), de Paulo Rezzuti (2015) - https://amzn.to/2wt1Ovx

Dom Pedro I Vampiro (eBook Kindle), de Nazarethe Fonseca (2015) - https://amzn.to/2TqPdBW

Diga ao povo que fico: os antecedentes da independência do Brasil (eBook Kindle), de Marcelo França de Oliveira (2018) - https://amzn.to/2TDLEHC

O Coração do Rei: A vida de dom Pedro I, de Iza Salles (2019) - https://amzn.to/3daFaIq

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/35osNpe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W