Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Rússia

Cão Romanov: a curiosa história do pet que sobreviveu ao assassinato

O cachorro da raça Cocker Spaniel foi o único animal de estimação que sobreviveu a execução da família imperial russa

Victória Gearini Publicado em 18/07/2020, às 10h28 - Atualizado em 22/07/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cão Joy ao lado de Alexei, herdeiro Romanov - Divulgação / Museu da cidade de Zlatoust
Cão Joy ao lado de Alexei, herdeiro Romanov - Divulgação / Museu da cidade de Zlatoust

A história do trágico fim dos Romanové bem conhecida, mas pouco se fala sobre o destino dos animais de estimação da família imperial. Durante a madrugada do dia 17 de julho de 1918, Nicolau II, sua esposa e cinco filhos foram brutalmente assassinados pelas tropas bolcheviques. Na ocasião, os soldados executaram, ainda, alguns criados e dois cães. Entretanto, um terceiro animal teria sobrevivido ao ataque e feito uma fuga épica. 

Vida no exílio 

O cão da raça Cocker Spaniel, chamado Joy, foi o único sobrevivente da execução da família Romanov. Antes do brutal assassinato, constantemente o animal era fotografado ao lado da família. Companheiro fiel de Alexei, Joy era muito amado pelo garoto, que sofria de hemofilia e muitas vezes era impedido de brincar com outras crianças. Durante todo o tratamento médico do pequeno herdeiro, Joy esteve ao seu lado e no exílio não foi diferente. 

Quando a família imperial foi enviada ao exílio, Joy e outros dois cães acompanharam seus donos durante toda a saga até o destino final, em Ecaterimburgo. Enquanto dormiam, em 17 de julho de 1918, Nicolau II, sua esposa e filhos foram acordados pelo médico da família e enviados à uma sala, acreditando que seriam encaminhados para outro esconderijo. No entanto, foram surpreendidos por tropas bolcheviques que os fuzilaram.

Príncipe herdeiro Alexei ao lado de Joy / Crédito: Divulgação / Museu da cidade de Zlatoust

Durante o tiroteio, os cachorros latiram freneticamente, até que um soldado, incomodado com os latidos, atirou contra os animais. Apenas Joy sobreviveu ao ataque, pois acredita-se que o animal tenha fugido da cena do crime logo após que os corpos foram levados para fora da casa. 


Fuga e adoção

O animal, que na época era cego, foi resgatado com fome e medo na rua, pelo coronel Pavel Rodzianko, que servia a Força Expedicionária Britânica na Sibéria. “Ele era totalmente cego. Parecia estar sempre procurando por seu mestre, e isso o deixava tão triste e abatido que mal tocava em sua comida, mesmo depois de ser cuidado com carinho'', escreveu Marion Wynn no artigo 'O Lugar de Descanso Final da Alegria', publicado no Royalty Digest, em 2004.

Posteriormente o coronel viajou com o animal para Omsk, onde a ex-dama de companhia da imperatriz Alexandra, Sophie Buxhoeveden, o examinou. "Fui ver Joy e ele evidentemente me conectou, em seu cérebro de cachorro, aos seus donos. E imaginou que minha vinda anunciava a deles", escreveu Sophie Buxhoeveden em sua obra 'Deixado para trás: quatorze meses na Sibéria'.

Alexei brincando com o seu melhor amigo, Joy / Crédito: Divulgação / Museu da cidade de Zlatoust

No livro, Buxhoeveden diz que Joy ficou entusiasmado com a presença da ex-dama de companhia, provavelmente por assimilar o seu cheiro ao de seus falecidos donos. Quando Buxhoeveden foi embora, o animal voltou a ficar deprimido. 

Posteriormente, o cão atravessou metade do mundo até chegar no Reino Unido, onde foi entregue pelo seu tutor ao rei George V, primo de Nicolau II. Joy passou seus últimos anos de vida na corte britânica, sob os cuidados reais. Já idoso e com a saúde fragilizada, veio a falecer, e foi enterrado no cemitério de cães da realeza, no castelo de Windsor.


+Saiba mais sobre os Romanov por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os Románov, de Simon Sebag Montefiore (2016) - https://amzn.to/2KotJjE

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie (2017) - https://amzn.to/2KvLNs9

As irmãs Romanov, de Helen Rappaport (2016) - https://amzn.to/2VqWTFk

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service (2018) - https://amzn.to/2RYSYO1

Nicolau e Alexandra: O relato clássico da queda da dinastia Romanov, de Robert K. Massie (2014) - https://amzn.to/3qRbush

Os últimos dias dos Romanov, de Helen Rappaport (2010) - https://amzn.to/3eQTh8o

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W