Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Conheça algumas curiosidades sobre a penitenciária de Alcatraz

Conheça mais sobre a prisão que abrigou alguns dos piores e mais perigosos criminosos dos Estados Unidos, e sua história como penitenciária de segurança máxima

Paulo Marinho Publicado em 21/02/2022, às 17h30 - Atualizado às 19h30

Descoberta em 1775, a ilha abrigou o famoso presídio de segurança máxima - Crédito: Reprodução / Pixabay
Descoberta em 1775, a ilha abrigou o famoso presídio de segurança máxima - Crédito: Reprodução / Pixabay

Inaugurada em 11 de agosto de 1934, a Penitenciária Federal de Alcatraz foi uma prisão federal de segurança máxima, apenas dois quilômetros distantes da costa da cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. O encerramento das atividades aconteceu em 21 de março de 1963, por alegação de alto custos de manutenção, além de não possuir a mesma modernidade das prisões mais novas da época, sendo mais fácil e mais barato a construção de uma nova penitenciária do que reformar e ampliar Alcatraz.

Descoberta em 1775 pelo navegador Juan de Ayala, até os dias de hoje a ilha é desabitada, entretanto o governo nunca registrou números de habitantes oficiais, mantendo a descrição desabitada nos Censos realizados. Em 1969, três anos após o fechamento da prisão, a ilha foi ocupada por nativos norte-americanos que se basearam no tratado de 1868, documento que autorizava a utilização integral do território desde que o governo não o usasse ativamente. Após cerca de dois anos, os ocupantes foram retirados da ilha pelo governo. 

A Rocha, como era apelidada, alojou alguns dos piores e mais perigosos criminosos dos Estados Unidos como; Bumpy Johnson, Al Capone, James J. Bulger e outros. Nas quase três décadas de operação, cerca de 36 detentos tentaram fugir do local, a maioria deles foram mortos ou se afogaram nas águas da baía de São Francisco. Um ano antes do fechamento da prisão, ocorreu a possível e única bem sucedida fuga, quando três detentos escaparam e nunca mais foram encontrados, até hoje Frank Morris, John e Clarence Anglin estão na lista de desaparecidos. Muitos acreditam que os três tenham sido mortos por afogamento, mas o caso nunca foi solucionado oficialmente.

Crédito: Reprodução / Pixabay
Crédito: Reprodução / Pixabay

HOJE

Nos dias de hoje, o local está na lista das principais atrações turísticas da cidade de São Francisco. Desde 1972, o território que abrigou a prisão foi transformado em parque nacional, e ainda causa curiosidade e interesse para quem o visita. 

Atualmente o antigo prédio da penitenciária é um museu, e suas operações foram transferidas para o Serviço Nacional de Parques, onde turistas podem apreciar a vista e conhecer a fauna e flora local nos arredores de uma das cidades mais fantásticas dos Estados Unidos. 


+Saiba mais sobre Alcatraz e suas curiosidades adquirindo livros sobre o assunto por meio da Amazon:

Alcatraz: A History of the Penitentiary Years, de Michael Esslinger (2016) - https://amzn.to/3p58W9I 

Alcatraz: The Surprising History of America’s Most Notorious Prison, de Patrick Auerbach (2016) - https://amzn.to/3v7JrbO 

Inside Alcatraz: My Time on the Rock, de Jim Quillen (2016) - https://amzn.to/3h46rA1 

Escape from Alcatraz: The Mystery of the Three Men Who Escaped from the Rock, de Eric Braun (2017) - https://amzn.to/3p3wMma

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W