Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Criado por cães: 5 curiosidades sobre a intensa saga de Ivan Mishukov

O garoto foi encontrado morando nas ruas de Reutov, perto de Moscou, após fugir de casa aos 4 anos de idade

Victória Gearini Publicado em 01/08/2020, às 09h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ivan Mishukov quando criança - Divulgação
Ivan Mishukov quando criança - Divulgação

O nome de Mogli surgiu pela primeira vez em O Livro da Selva, de Rudyard Kipling, em 1894. A história se baseia na trajetória de um garoto que teria sido criado por lobos, mas este relato está longe de ser um caso isolado da literatura. Com cerca de quatro anos, Ivan Mishukov foi encontrado pelas autoridades vivendo nas ruas com a ajuda de cães. Confira abaixo 5 fatos sobre esta intrigante saga:

1. Pais abusivos 

Sem pai, o garoto vivia com a progenitora e o padrasto, mas desde seu nascimento, Ivan Mishukov sofria com fome, agressões e desamparo de seus responsáveis que eram alcoólatras. A partir disso, o garoto decidiu fugir de casa, e com apenas quatro anos passou a morar nas ruas de Reutov sob o cuidado de cães abandonados. 


2. Mogli da vida real

 Ivan Mishukov na infância / Crédito: Divulgação / Facebook / 21.06.2020

Ivan Mishukov encontrou nos cães o amparo e suporte que sua família não lhe dava. Os animais o mantinham aquecido nas noites frias e o dava lambidas no rosto, como demonstração de afeto e proteção. Além disso, a matilha compartilhava todos os alimentos adquiridos entre si. O garoto se tornou bem recluso e passou a rosnar para outras pessoas. 


3. O resgate

Durante dois anos, Mishukov viveu nas ruas entre os 4 e 6 anos de idade, caminhando até a capital Moscou. Quando a polícia o resgatou, encontrou dificuldade para afastar os cães de perto do garoto, pois os animais se recusaram a deixá-lo sob cuidados de outras pessoas. Ao todo, foram três tentativas para afastá-lo, pois Mishukov era visto como o líder da matilha. 


4. A adoção

Ivan, no clipe da música Ifan, feito pela banda 9Bach em 2018 / Crédito: Divulgação / Youtube / Real World Records

Ivan Mishukov foi adotado por uma nova família que lhe deu muito amor e carinho. Mais tarde seguiu carreira militar e, atualmente, aos 28 anos de idade, foi descrito pelo jornal Daily Mail como um rapaz inteligente e bem-humorado, o oposto da criança que viveu nas ruas por dois anos. 


5. Peça teatral

Inspirado na história de Mishukov, a dramaturga britânica Hattie Naylor escreveu a peça Ivan and The Dogs (Ivan e os Cachorros, em tradução livre). Aclamada pela crítica, a obra foi adaptada no Brasil pela Cia Cor de Teatro, sob o nome Entrecães. Além disso, Mishukov fez uma participação especial no clipe da banda russa 9Bach, na música Ifan, que retrata a história de um rapaz que foi criado por animais.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Mogli: O menino lobo, de Rudyard Kipling (2016) - https://amzn.to/3fRZDDi

Os livros da selva, de Rudyard Kipling (2015) - https://amzn.to/2WHAkw6

Mogli, o menino lobo : Toque e sinta contos de fada, de Yoyo Books (2018) - https://amzn.to/30xded0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W