Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Nelson Mandela

Da prisão à presidência: 6 obras sobre o homem que se tornou símbolo de resistência na luta contra o racismo

Há 32 anos, a libertação de Nelson Mandela representava o fim do apartheid

Vitória Araújo, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 11/02/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa das obras disponíveis na Amazon - Divulgação/Amazon
Capa das obras disponíveis na Amazon - Divulgação/Amazon

Há exatos 32 anos, no dia 11 de fevereiro de 1990, aconteceu o episódio que ficou  conhecido na História como uma marco da luta contra a segregação racial e o racismo. Nesta data, o líder da luta pelo fim do apartheid, Nelson Mandela, foi libertado após passar 27 anos detido na prisão.

No início da década de 1990, após muitas negociações e uma intensa pressão, eclodiu uma campanha internacional pedindo pela sua libertação. Ao sair da prisão, Mandela concorre às eleições e vence, assumindo a presidência em 1994, como o primeiro presidente negro da África o Sul.

Entendendo a importância desse líder não só para o combate ao Apartheid, mas para toda para toda a sociedade internacional até hoje, o site Aventuras na Historia fez uma seleçao com 6 obras memoráveis sobre Mandela para você conhecer. Confira: 

1. Mandela: Meu prisioneiro, meu amigo, de Christo Brand (2018) - https://amzn.to/3uNPQsi

Crédito: Divulgação / Amazon
Crédito: Divulgação / Planeta

Em “Mandela – Meu prisioneiro, meu amigo”, Christo Brand conta como conheceu Mandela quando o militante foi preso, aos 19 anos. A amizade improvável aconteceu quando Brand foi enviado para trabalhar no presídio de segurança máxima em que o revolucionário estava detido. A obra relata em detalhes como a vida do escritor mudou por completo quando conheceu Mandela.


2. A cor da liberdade: Os anos de presidência, de Nelson Mandela e Mandla Langa (2018) - https://amzn.to/3sxJV85

Crédito: Divulgação / Amazon

Esta obra relata as memórias de Nelson Mandela quando se preparou para escrever esta obra, mas não pôde terminar. O renomado escritor sul-africano Mandla Langa foi o responsável por finalizar esta narrativa, usando um rascunho inacabado e notas detalhadas de Mandela, transformando a obra em um rico documento histórico.


3. Mandela: O africano de todas as cores, de Alain Serres (2013) - https://amzn.to/3GLy2R4

Crédito: Divulgação / Zahar

Escrito por Alain Serres e ilustrado pelo artista Zaü, esta publicação apresenta a história de vida completa de Mandela e integra o catálogo da Pequena Zahar. A obra conta ainda com a seção "Para compreender melhor", em que é possível o leitor encontrar um material de pesquisa didático. 


4. Cartas da prisão de Nelson Mandela, de Nelson Mandela (2018) - https://amzn.to/34tl2m8

Crédito: Divulgação / Amazon

Sendo a única coleção autorizada de correspondências, esta obra histórica retrata os 27 anos em que o líder sul-africano esteve preso. Com cerca de 200 cartas, este livro celebra o centenário de Mandela, sendo um sucesso de lançamento em diversos países. Cartas da prisão de Nelson Mandela reúne ainda coleções públicas e privadas desta figura.


5. Longa Caminhada Até a Liberdade, de Nelson Mandela (2012) - https://amzn.to/3LqEsIJ

Crédito: Divulgação / Amazon

Nesta obra, Nelson Mandela conta em detalhes a sua extraordinária trajetória de vida, desde seu desenvolvimento de consciência política até sua condenação à prisão perpétua em 1964. Além disso, o revolucionário relembra fatos inéditos que antecederam sua primeira eleição multirracial na África do Sul, em 1994.


6. O Menino Nelson Mandela, de Viviana Mazza (2017) - https://amzn.to/3HMW53c

Crédito: Divulgação / Melhoramentos

Netsa biografia romanceada, Viviana Maza aborda com leveza assuntos como opressão, racismo e segregação e narra a trajetória do primeiro presidente negro da África do Sul, entremeada pela visão de mundo do homem cuja luta pôs fim ao apartheid e devolveu a esperança e a liberdade a toda uma nação. 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W