Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Múmias

5 fatos sobre a múmia da Jovem Dama, a possível mãe de Tutancâmon

Os curiosos restos mortais foram encontrados em 1898 e, até os dias atuais, intrigam os arqueólogos

Victória Gearini Publicado em 23/12/2020, às 07h00 - Atualizado em 06/01/2022, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Múmia da Jovem Dama apresenta ferimentos - Wikimedia Commons
Múmia da Jovem Dama apresenta ferimentos - Wikimedia Commons

Se você é do tipo de pessoa fascinada por história de múmias, acompanhe a intrigante saga da Jovem Dama a partir de 5 fatos revelados por arqueólogos e historiadores:

1. Descoberta junto com grandes faraós 

A múmia da Dama Jovem foi descoberta em março de 1898, pelo egiptólogo francês Victor Loret. Os curiosos restos mortais foram encontrados no Vale dos Reis, uma região conhecida por abrigar tumbas de faraós pertencentes ao Império Novo do Egito Antigo. 

Estatueta da Jovem Dama / Crédito: Wikimedia Commons

Após a descoberta, o túmulo da Dama Jovem passou a ser chamado de KV35, e nele os arqueólogos encontraram, ainda, as múmias dos faraós Amenófis II, Tutemés IV, Ramsés IV, V e VI. Hoje em dia, a Dama Jovem encontra-se em exposição no Grande Museu Egípcio, localizado no Cairo, no Egito.


2. Ferimentos graves pelo corpo 

Medindo cerca de 1,58 m de altura, com pouco mais de 25 anos quando morreu, o corpo da Dama Jovem foi encontrado repleto de ferimentos. Segundo os estudos, o peito rachado da múmia provavelmente foi ocasionado por vândalos que invadiram o local para roubar objetos valiosos. Além disso, o braço direito foi arrancado e colocado novamente. 

Ferimentos no corpo da Jovem Dama / Crédito: Wikimedia Commons

Entretanto, testes genéticos e tomografias computadorizadas identificaram um ferimento no lado esquerdo da boca e na bochecha, que podem ter sido responsáveis pela morte da mulher. Segundo pesquisas feitas pelo especialista Julian Heath, os machucados podem ser resultado de uma machadada.


3. Dúvidas sobre o sexo 

Múmia da Jovem Dama / Crédito: Wikimedia Commons

Logo que a múmia foi encontrada, os especialistas acreditavam que tratava-se do corpo de um jovem, devido à cabeça raspada. Por anos, essa teoria foi a mais aceita, até que no início do século 20, o egiptólogoGrafton Elliot Smith realizou uma análise mais detalhada. De acordo com o especialista, a múmia na verdade pertencia a uma mulher e esta teoria passou a ser mais aceita entre os pesquisadores.


4. Teorias sobre a realeza

O fato da Jovem Dama ter sido descoberta ao lado de outros grandes nomes do Egito levantou inúmeras teorias sobre a sua verdadeira identidade, sendo uma das mais conhecidas levantada pelo egiptólogo Nicholas Reeves. De acordo com o pesquisador, esta múmia seria a de Nefertiti, rainha do Egito Antigo e esposa de Aquenáton.

Faraó Aquenáton, possível irmão e marido da Jovem Dama / Crédito: Wikimedia Commons

No entanto, com o passar do tempo, essa teoria perdeu força e hoje em dia não é mais aceita pela comunidade de pesquisa.


5. Possível mãe de Tutancâmon 

Anos mais tarde, por meio de uma análise de DNA, o arqueólogo Zahi Hawass revelou que a Jovem Dama trata-se da mãe mãe do faraó Tutancâmon e filha do faraó Amenófis III com a rainha Tiye.

Tutancâmon possível filho da Jovem Dama / Crédito: Wikimedia Commons

Embora a comunidade de pesquisa não aceite que a Jovem Dama é a múmia de Nefertiti, acredita-se que ela foi uma das esposas de Aquenáton, sendo uma das irmãs do marido. No entanto, até hoje, alguns especialistas como o francês Marc Gabolde refutam esta análise.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Livro dos Mortos do Antigo Egito, de E. A. Wallis Budge (2020) - https://amzn.to/3EY6Ey5

Egito antigo, de Ciro Flamarion Cardoso (1982) - https://amzn.to/3zoZHFk

História do Egito Antigo, de Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/3b5bJ9S

As Dinastias do Antigo Egito, de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/39ZSY6j

Como seria sua vida no Antigo Egito?, de Jacqueline Morley (2019) - https://amzn.to/2xkwTlL

Egito antigo, de Sophie Desplancques (2009) - https://amzn.to/3JFzCGN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W