Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

De “Jane Eyre” a” Crimes Vitorianos” e mais: 6 obras surpreendentes sobre a era vitoriana

Conheça mais sobre esse período através das principais obras da época

Vitória Araújo, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 13/10/2022, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa das obras disponíveis no site da Amazon - Divulgação/Amazon
Capa das obras disponíveis no site da Amazon - Divulgação/Amazon

O reinado da Rainha Vitória foi um marco na história da Inglaterra e também no mundo, sendo este período  de grandes transformações econômicas, políticas e culturais, conhecido como “A Era Vitoriana”. De um lado, o conservadorismo, a repressão e a subserviência. De outro, as transformações científicas, sociais e tecnológicas. 

Dada a importância histórica deste período, o site Aventuras na História selecionou 6 grandes obras dos principais nomes da literatura vitoriana para você conhecer. Olha só:

1. Crimes Vitorianos Macabros, de Kate Clarke (2021) - https://amzn.to/3AQI8P8

Crédito: Divulgação / Darkside

Escrita por 4 historiadores especializados na Era Vitoriana - Kate Clark, M. W. Oldrige, Neil R. A. Bell e Trevor Bond - a obra traça perfis de criminosos, vítimas, policiais, cientistas forenses e outros envolvidos nessa era sombria, além de reunir relatos impressionantes sobre o cotidiano na época. Nela, é possível encontrar histórias sobre crimes e serial killers que se tornaram conhecidos ao redor do mundo, como Jack, o Estripador e o assassinato de Road Hill e mais.


2. O médico e o monstro: Ou o estranho caso de Dr Jekyll e Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson (2016) - https://amzn.to/3GlzKsc

Crédito: Divulgação / Record

Neste livro, Robert Louis Stevenson apresenta o suspense, a inteligência e o retrato sensível da personalidade dupla do Dr. Jekyll. A obra é uma intrigante combinação entre história de terror e alegoria moral. É a luta de duas personalidades opostas — uma essencialmente boa e outra o puro mal — pelo controle de um homem.


3. Jane Eyre, de Charlotte Brontë (2015) -https://amzn.to/3s8IOLL

Crédito: Divulgação / Martin Claret

Um dos grandes marcos da literatura vitoriana, escrito pelas irmãs Brontë, a obra narra a história de vida da heroína homônima. Quebrando paradigmas e criticando a realidade vitoriana da época, Jane Eyre desafia o destino imposto às mulheres e as posições sociais que elas deveriam ocupar. Recheado de características góticas, o romance possui personagens inesquecíveis e transformadores.


4. Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, de Julia Baird (2018) - https://amzn.to/3IV0eCs

Crédito: Divulgação / Objetiva

Escrita por Julia Baird, esta biografia sobre a Rainha Vitória,  apresenta a verdadeira mulher por trás do mito: uma rainha ousada ― uma Vitória para os nossos tempos. A obra revela detalhes sobre a trajetória da monarca que marcou a história do Reino Unido — e até mesmo mundial. Por meio de uma extensa pesquisa a autora apresenta, ainda, aspectos políticos, sociais e pessoais em torno da soberana britânica.


5. Mortes Vitorianas: Corpos, Luto e Vestuário, de Juliana Schmitt (2010) - https://amzn.to/3ARr2Rl

Crédito: Divulgação / Alameda

Neste livro, a pesquisadora Juliana Schmitt analisa a morte e suas representações sociais no século XIX. Segundo a autora, a morte e o luto influenciaram diretamente no comportamento da população da Era Vitoriana — até mesmo no vestuário. “Mortes Vitorianas” possui um especial relevo nos estudos históricos produzidos nas últimas décadas sobre esse assunto que tanto intriga a humanidade. O leitor poderá desfrutar e enfrentar o enigma de Thanatos, procurando desvendar as inesgotáveis vias que constituem o empenho humano de abordar o inabordável.


6. Vitorianas Macabras, de Charlotte Brontë  (2020) - https://amzn.to/3upDXIT

Crédito: Divulgação / Darkside

Além de apresentar histórias mórbidas sobre a Rainha Vitória e seu reinado, essa coletânea traz treze contos assustadores, escritos por Charlotte Brontë, H.D. Everett, Vernon Lee, Rhoda Broughton, Charlotte Riddell, Edith Nesbit, Amélia B. Edwards e Mary Braddon.


+Adquira as obras listadas acima através da Amazon:

Crimes Vitorianos Macabros, de Kate Clarke (2021) - https://amzn.to/3AQI8P8

O médico e o monstro: Ou o estranho caso de Dr Jekyll e Mr Hyde, de Robert Louis Stevenson (2016) - https://amzn.to/3GlzKsc

Jane Eyre, de Charlotte Brontë (2015) -https://amzn.to/3s8IOLL

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, de Julia Baird (2018) - https://amzn.to/3IV0eCs

Mortes Vitorianas: Corpos, Luto e Vestuário, de Juliana Schmitt (2010) - https://amzn.to/3ARr2Rl

Vitorianas Macabras, de Charlotte Brontë  (2020) - https://amzn.to/3upDXIT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W