Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Sobrenatural

De mortes a acidentes: 6 curiosidades macabras do filme O Exorcista

Durante as filmagens, o clássico de terror foi marcado por estranhos eventos sobrenaturais

Victória Gearini Publicado em 28/10/2022, às 11h20 - Atualizado em 04/10/2023, às 15h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clássico O Exorcista - Divulgação
Cena do clássico O Exorcista - Divulgação

Adaptado para o cinema em 1973, o longa O Exorcista, dirigido pelo cineasta William Friedkin, trata-se de uma adaptação do romance de William Peter Blatty. Baseada em fatos reais, a obra conta a história de Robert Mannheim, que foi exorcizado em 1949. Portanto, este livro é considerado pela Igreja Católica como um dos maiores relatos sobre um exorcismo já realizado desde a Idade Média.

No entanto, o que nem todos sabem, é que a obra cinematográfica também é cercada por fatos curiosos. Segundo depoimentos de membros da produção, o filme teria enfrentado dificuldades assustadoras durante as gravações. Confira abaixo 7 curiosidades macabras por trás do clássico O Exorcista: 

1. Mortes repentinas 

Ao todo, nove pessoas ligadas a produção do filme morreram de forma suspeita, entre elas os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros, o avô de Linda Blair, um segurança do estúdio e um dos especialistas em efeitos especiais.


2. Incêndio e acidentes no set 

Durante as gravações, o set de filmagem pegou fogo de forma misteriosa. No entanto, apenas o quarto de Regan MacNeil não foi atingido, explica a Far Out Magazine.

Atriz Ellen Burstyn no filme O Exorcista / Crédito: Divulgação

Outro evento bem misterioso foi o trauma enfrentado pela atriz Ellen Burstyn. Em uma determinada cena, sua personagem Chris MacNeil é arremessada e cai no chão — e a verdade é que seu grito de dor foi real, explicou ela ao Huff Post.


3. Trailer original removido

Considerado muito assustador, o trailer original foi removido, pois mostrava partes do filme em preto e branco, em que as imagens se misturavam com as dos demônios. Além disso, apresentava Regan MacNeil possuída.


4. Ator condenado 

O ator Paul Bateson fez uma breve participação no filme. No entanto, anos mais tarde, foi condenado pelo assassinato de Addison Verrill. Sem provas, Bateson ainda foi ligado a um serial killer responsável pela morte de outras pessoas — todas encontradas dentro do rio Hudson, explica a Esquire.

Ator Paul Bateson no filme O Exorcista / Crédito: Wikimedia Commons

5. Efeitos sonoros insólitos

Os gritos sobrenaturais foram feitos a partir de mixagens de gritos de porcos quando são enviados para o abate. Já a voz do demônio foi reproduzida pela atriz Mercedes McCambridge.


6. Set foi benzido 

Devido às mortes e acidentes inesperados, a produção do filme optou em chamar um padre para benzer o set de filmagem. Assim, após os eventos misteriosos envolvendo a equipe, um jesuíta passou a acompanhar as gravações.


+Saiba mais sobre O Exorcista por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O Exorcista, de William Peter Blatty (2019) - https://amzn.to/3b6vqNG

Exorcismo: A história real que inspirou o clássico o exorcista, de Thomas B. Allen (2016) - https://amzn.to/2SFPxMh

O bebê de Rosemary, de Ira Levin (2022) - https://amzn.to/3sFnzln

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle (2016) - https://amzn.to/2SGUzYS

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W