Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

De primatas comuns a seres racionais: obra retrata a emblemática evolução humana

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Harari revela os conflitos que envolvem a espécie

Victória Gearini Publicado em 14/08/2020, às 13h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Diversas dúvidas permeiam a evolução da espécie humana, como por exemplo: o que nos torna capazes de produzir as mais belas obras de arte e avanços tecnológicos, ao mesmo tempo que somos responsáveis por enormes conflitos? Esta e outras perguntas estão atreladas à capacidade imaginativa do ser humano, e são apresentadas no livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari.

Lançada em 2015 no Brasil, pela Editora L&PM, esta ilustre obra de Yuval Harari, escritor e doutor em História pela Universidade de Oxford, explica como e porque a espécie humana é a única que acredita em fatores inexistentes na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. 

[Colocar ALT]
Obra Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) / Crédito: Divulgação / Editora L&PM

Por meio de uma perspectiva inovadora, o autor lança um olhar sobre os sistemas econômicos, políticos e culturais que permeiam a sociedade como um todo. Para Harari, é importante compreender que o capitalismo é a "religião" mais bem-sucedida e que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo da História.

Entretanto, o autor analisa que embora os humanos modernos sejam mais poderosos do que os seus ancestrais, não são a espécie mais feliz da atualidade. Em suma, esta obra trata-se de um importante estudo sobre a evolução humana, que vai desde os primatas comuns até os dias atuais, como seres racionais. 

Confira abaixo um trecho de Sapiens - Uma Breve História da Humanidade (2015), disponível na Amazon:

“Há cerca de 13,5 bilhões de anos, a matéria, a energia, o tempo, e o espaço surgiram naquilo que é conhecido como o Big Bang. A história dessa características fundamentais do nosso universo é denominada física. 

Por volta de 300 mil anos após seu surgimento, a matéria e a energia começaram a se aglutinar em estruturas complexas, chamadas átomos, que então se combinaram em moléculas. A história dos átomos, das moléculas e de suas interações é denominada química. 

Há cerca de 3,8 bilhões de anos, em um planeta chamado Terra, certas moléculas se combinaram para formar estruturas particularmente grandes e complexas chamadas organismos. A história dos organismos é denominada biologia”.


+Saiba mais sobre esta e outras de Yuval Noah Harari disponíveis na Amazon: 

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/3kLeVN1

Homo Deus, de Yuval Noah Harari (2016) - https://amzn.to/3iEWHLg

21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari (2018) - https://amzn.to/2Y177wS

Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade eBook Kindle, de Yuval Noah Harari (2020) - https://amzn.to/2PMLQCG

Homo Deus: A Brief History of Tomorrow (Edição Inglês), de Yuval Noah Harari (2018) - https://amzn.to/3kKXzQk

Notas sobre a pandemia: E breves lições para o mundo pós-coronavírus eBook Kindle, de Yuval Noah Harari (2020) - https://amzn.to/33WnjDu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W