Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Dia do Cinema Brasileiro: 5 filmes nacionais baseadas em fatos reais

Confira as melhores produções brasileiras disponíveis no Prime Video para assistir nesta data comemorativa

Victória Gearini Publicado em 05/11/2020, às 13h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Meu nome não é Johnny (2008) - Divulgação / Downtown Filmes
Cena do filme Meu nome não é Johnny (2008) - Divulgação / Downtown Filmes

O dia 5 de novembro de 1896 é marcado pela primeira exibição pública de cinema no Brasil. A transmissão foi feita para a elite carioca e ocorreu na Rua do Ouvidor, no Rio de Janeiro. Na ocasião, oito pequenos filmes foram projetados para o público, com cerca de um minuto cada um.

Já no dia 19 de junho de 1898, dois anos mais tarde, o ítalo-brasileiro Afonso Segreto foi o responsável por registrar as primeiras imagens em movimento no país. A bordo de um navio, Afonso gravou imagens exclusivas da sua chegada à Baía da Guanabara. 

Como ambos eventos marcaram a História nacional, historiadores atribuem o Dia do Cinema Brasileiro às duas datas, sendo duplamente celebrada, como aponta o site da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Além disso, o dia 5 de novembro marca, também, o aniversário do cineasta Paulo Cesar Saraceni e a morte do cineasta Humberto Mauro

Para comemorar este dia memorável para a história do cinema brasileiro, a Aventuras na História selecionou 5 produções nacionais para assistir no Prime Video. Dá uma olhada:

1. Somos Tão Jovens, 2013, Brasil, 104min

O drama musical é um filme biográfico sobre a juventude do cantor brasileiro Renato Russo. Dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e roteirizado por Marcos Bernstein, a trama conta com a atuação de Thiago Mendonça, Laila Zaid, Sandra Corveloni, Marcos Breda, Bianca Comparato e Bruno Torres.

Ambientado em 1973, a produção retrata o envolvimento de Renato Russo com a música, após se mudar do Rio de Janeiro para Brasília. Neste período, o artista enfrentou uma doença óssea rara, que o colocou em uma cadeira de rodas após uma cirurgia. Mais tarde, o cantor passou pela banda punk Aborto Elétrico, teve uma fase de "Trovador Solitário", até fundar a lendária banda Legião Urbana. 


2. Assalto ao Banco Central, 2011, Brasil, 101min

Dirigido por Marcos Paulo e estrelado por Eriberto Leão, Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Lima Duarte, Giulia Gam, Gero Camilo, Cássio Gabus Mendes, Milton Gonçalves, Tonico Pereira, Vinícius de Oliveira e Antônio Abujamra, o filme Assalto ao Banco Central trata-se de uma trama do gênero ação e suspense.

Esta produção retrata a história real do assalto ao Banco Central do Brasil, que foi planejado durante meses. Ocorrida em Fortaleza, a operação criminosa foi responsável por roubar R$ 164, 7 milhões da instituição bancária, escandalizando o país na época. 


3. Cazuza: O Tempo Não Para, 2004, Brasil, 96min

Baseado na obra "Cazuza, Só As Mães São Felizes", escrita pela mãe do músico, Lucinha Araújo, junto com a jornalista Regina Echeverria, o filme Cazuza: O Tempo Não Para foi dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho. Com roteiro de Fernando Bonassi e Victor Navas, a trama apresenta, ainda, Daniel de Oliveira no papel principal.

Este drama biográfico aborda a vida pessoal e profissional do compositor e cantor Cazuza. Do início da carreira na peça Pára-quedas do Coração, no Circo Voador, passando pelo sucesso no Barão Vermelho e até a sua carreira solo, a trama resgata momentos emblemáticos e inesquecíveis deste ídolo brasileiro. 


4. Meu nome não é Johnny, 2008, Brasil, 125min

Dirigido por Mauro Lima, o filme Meu nome não é Johnny foi baseado no livro homônimo de Guilherme Fiuza. A trama conta a história real de João Guilherme Estrella, um traficante da Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Selton Mello dá vida ao protagonista João Guilherme Estrella, um jovem de classe média que, durante a juventude, entrou para o mundo de drogas, tornando-se um dos traficantes mais conhecidos da década de 1990.


5. Mussum: Um Filme do Cacildis, 2019, Brasil, 74min

Com caráter de documentário, a produção Mussum: Um Filme do Cacildis foi dirigida por Susanna Lira. A trama retrata a trajetória completa do comediante e músico Mussum, desde a época que era vocalista no conjunto Os Originais do Samba, passando pelas atuações no cinema, até integrar o grupo humorístico os Trapalhões.

Este filme trata-se de uma homenagem ao homem que ao lado de Renato Aragão revolucionou o humor da teledramaturgia brasileira. Além disso, mostra, ainda, como Mussum se tornou importante para a cultura popular. 


+Assine Amazon Prime Video para assistir as produções - http://www.primevideo.com/site-aventurasnahistoria-20

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W