Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Dia do Paleontólogo: de dinossauros à plantas, conheça o profissional que estuda a vida no planeta Terra

Vegetais, fósseis, ecossistemas e muito mais. Conheça mais sobre o profissional que estuda a formação da vida em nosso planeta

Paulo Marinho Publicado em 07/03/2022, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
07 de março é o dia oficial do paleontólogo, segundo a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) - Créditos: Reprodução / Amazon
07 de março é o dia oficial do paleontólogo, segundo a Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP) - Créditos: Reprodução / Amazon

Você já imaginou como era o planeta há milhões de anos, quando tudo era puramente natureza? Nós nem conseguimos imaginar como eram os seres vivos, os organismos e as mudanças que a Terra sofria a cada tempo. E é para isso que a paleontologia se dedica a todos esses estudos, que são celebrados no dia 07 de março. 

Comemorado no mesmo dia da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), o Dia do Paleontólogo é reconhecido pela lei, criada pelo Governo do Estado de São Paulo (Lei nº 2.818, de 30 de abril de 1981). Entretanto, o calendário estadual institui o dia 15 de junho como data oficial, dado que não é oficializado pela SBP, que reconhece apenas 07 de março. 

Diferente do que muitas pessoas pensam, o paleontólogo não estuda apenas os dinossauros. Conheça algumas das áreas exploradas pelos profissionais:

PALEOBOTÂNICA

Como o próprio nome sugere, o estudo de fósseis vegetais é realidade na paleontologia. Os restos mineralizados de plantas que existiram em um passado distante no planeta Terra, são objetos de estudo para obter informações sobre a evolução do mundo e suas mudanças botânicas. 

PALEOZOOLOGIA

O mais conhecido é o setor que estuda os restos mineralizados dos animais que existiam há centenas de milhares de anos na Terra. O estudo de fósseis é necessário para compreender a formação rochosa e, até mesmo, entender os hábitos humanos em períodos históricos como alimentares, criações de animais, cultura de plantas e etc. 

PALEOECOLOGIA

Com o objetivo de criar um modelo detalhado sobre os ecossistemas do passado, a paleoecologia inclui o estudo de fósseis e seus organismos, entretanto apenas sobre os ciclos de vida dos restos analisados. Parte dos estudos da paleoecologia se concentra nos últimos dois milhões de anos, período que ainda não está bem representado nas pesquisas sobre a evolução. 

Créditos: Reprodução / Pixabay
Créditos: Reprodução / Pixabay

PALEONTOLOGIA E ARQUEOLOGIA

Muitos pensam que as áreas da arqueologia e paleontologia são equivalentes, entretanto, os arqueólogos se diferenciam por não trabalharem com os restos de seres vivos. A arqueologia é considerada uma ciência social, que estuda e analisa as culturas e modos de vida adotados por sociedades humanas. O paleontólogo é o profissional que desenvolve estudos na parte biológica e geológica, estudando vestígios de formas de vida animal, vegetal e etc. 

Créditos: Reprodução / Pixabay
Créditos: Reprodução / Pixabay

+Saiba mais sobre Paleontologia adquirindo obras relacionadas ao tema por meio da Amazon:

Paleontologia de Vertebrados: Relações Entre América do Sul e África, de Vários Autores (2012) - https://amzn.to/3IJT8B3

Patrimônio Paleontológico, de Maria Somália Sales Viana e Ismar de souza Carvalho (2019) - https://amzn.to/3Kn6i7n 

Dinos do Brasil, de Luiz Eduardo Anelli (2018) - https://amzn.to/3tuk0yo 

Paleontologia: Evolução Geológica e Biológica da Terra, de Vários Autores (2021) - https://amzn.to/37axUOU 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W