Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Ciência

Dia dos inventores: 5 inventores que marcaram a História

De Hedy Lamarr a Alexander Graham Bell: conheça os criadores que revolucionaram a História

Victória Gearini Publicado em 04/11/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hedy Lamarr a Alexander Graham Bell, respectivamente - Creative Commons
Hedy Lamarr a Alexander Graham Bell, respectivamente - Creative Commons

Nesta quarta-feira, 04, é celebrado o Dia dos Inventores, mesma data do aniversário da inventora e atriz austro-americana Hedy Lamarr. Este dia foi proclamado em Berlim, pelo inventor e empreendedor Gerhard Muthenthaler, com o objetivo de homenagear grandes pioneiros e criadores da História. 

Confira abaixo 5 inventores que marcaram a humanidade com suas criações:

1. Hedy Lamarr 

Hedy Lamarr / Crédito: Wikimedia Commons

Atriz e inventora austríaca radicada nos Estados Unidos, Hedy Lamarrcriou um sistema de comunicações para as Forças Armadas dos Estados Unidos que serviu de base para a invenção do Wi-Fi. Durante a Segunda Guerra Mundial, o aparelho desenvolvido por Lamarr contribuiu para interferência de rádio, com o objetivo de despistar radares nazistas. Mais tarde, o Dia dos Inventores foi implementado no dia de seu aniversário.


2. Karl Benz

Thomas Edison / Crédito: Wikimedia Commons

Muitas pessoas acreditam que o primeiro automóvel teria sido criado por Henry Ford, no entanto, antes dele, o alemão Karl Benz já havia patenteado um veículo de três rodas. Na época, o automóvel foi equipado com um pequeno cilindro de quatro tempo, carburador e água de arrefecimento, sendo considerado o primeiro veículo moderno da História. 


3. Marie Curie

 Marie Curie / Crédito: Wikimedia Commons

Contemplada com um Nobel de física e outro de química, a polonesa Marie Curiefoi a primeira pessoa a receber esta premiação duas vezes. Esta cientista foi responsável por descobrir atividades no campo da radioatividade. Além disso, descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio.


4. Thomas Edison

Thomas Edison / Crédito: Wikimedia Commons

Empresário renomado dos Estados Unidos, Thomas Edison patenteou e financiou o desenvolvimento de diversos dispositivos que impactaram a História. O fonógrafo foi responsável por diversas invenções, entre elas a primeira câmera cinematográfica bem-sucedida e o desenvolvimento tecnológico e científico da lâmpada elétrica incandescente.


5. Alexander Graham Bell

Alexander Graham Bell / Crédito: Wikimedia Commons

Embora a criação do telefone também seja atribuída ao italiano Antonio Meucci, esta invenção por anos foi mais associada ao escocês Graham Bell. Tal criação foi responsável por consagrar o nome de Bell, que era provindo de uma família de especialistas na comunicação. Sua empresa Bell Telephone Company, foi protagonista, ainda, dos primeiros passos da implantação do telefone.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ideias geniais: Descobertas por acidente, erros surpreendentes e escorregões que mudaram a nossa visão sobre a Ciência, de Surendra Verma (2016) - https://amzn.to/32d8gn4

Inventores e suas ideias brilhantes, de Dr. Mike Goldsmith (2011) - https://amzn.to/38aQzIN

Ideias geniais na matemática - Maravilhas, curiosidade, enigmas e soluções brilhantes da mais fascinante das ciências, de Surendra Verma (2013) - https://amzn.to/2I4w4CJ

1001 invenções que mudaram o mundo, de Jack Challoner (2014) - https://amzn.to/2JFIa69

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W