Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Do amor comunista entre Frida Kahlo e Trótski à traição de Marx: 5 romances insólitos de personalidades

Traições, divergências e intensas paixões marcaram a vida de diversos personagens históricos

Victória Gearini Publicado em 12/06/2020, às 21h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Natália Sedova, Frida Kahlo, Trótski e Diego Rivera, respectivamente - Getty Images
Natália Sedova, Frida Kahlo, Trótski e Diego Rivera, respectivamente - Getty Images

1. Frida Kahlo e Trótski: amor comunista

 Trótski e Frida Kahlo / Crédito: Creative Commons

Consagrados como artistas e símbolos de lutas sociais, Frida Kahlo e Diego Rivera viveram um relacionamento conturbado, repleto de idas e vindas. Embora possuíssem um relacionamento aberto, Diego teria traído Frida com a própria cunhada.

Por outro lado, Kahlo se envolveu com Leon Trótski, enquanto o comunista estava escondido em sua casa, a convite de Diego. Trótski traiu sua esposa Natália Sedova enquanto ela dormia, sob o mesmo teto.


2. Karl Marx e Helena Demuth: o caso extraconjugal e o filho bastardo

Helena Demuth e Karl Marx / Crédito: Creative Commons

Conhecido por ser um dos maiores símbolos do socialismo, Karl Marx também reúne diversas polêmicas, entre elas um filho fora do casamento. Helena Demuth teria se envolvido com Marx enquanto trabalhava como governanta na casa do filósofo e de sua esposa, Jenny Von Westphalen.

Com medo de ser descoberto, Marx convenceu seu amigo Friedrich Engels a assumir a criança em seu lugar. Nascido em 1851, Frederick foi assumido por Engels, que admirava muito Marx. O caso foi descoberto depois de quatro décadas e Marx, possivelmente, nunca tenha conhecido seu filho e Frederick nunca soube quem realmente era seu pai.


3. Li Yu e Yao-niang: fetiche por pés pequenos

Li Yu governou a China no século 10 e, durante esse tempo, teve a bela jovem Yao-niang como sua concubina. Segundo a obra Casais Insólitos: Doze Histórias Verdadeiras de Apaixonados Famosos, de Daniel Samper Pizano, o imperador se apaixonou pela mulher por conta de seus minúsculos pés.

Tal fato gerou uma tradição dolorosa para as mulheres chinesas, que é cultuado até os dias atuais. Para terem os pés pequenos são forçadas a amarrá-los, mesmo que isso deforme o membro.


4. Winston Churchill e Clementine Hozier: entre o amor e a liberdade

 Clementine Hozier e Winston Churchill / Crédito: Creative Commons

Casados por 57 anos, Winston Churchill e Clementine Hozier viveram uma longa história de amor. Segundo o jornalista Daniel Samper Pizano, o fato de terem um relacionamento baseado na confiança e com maior liberdade ajudou a estabelecer uma relação sólida e duradoura.

O casal tinha quartos individuais, não jantavam sempre juntos e não possuiam regras na relação, como escreveu Pizano em sua obra Casais Insólitos. Apesar de diferentes, se respeitavam acima de qualquer coisa e eram verdadeiros um com o outro.


5. Marie Curie e Paul Langevin: traição e Ciência 

Paul Langevin e Marie Curie / Crédito: Creative Commons

Marie Curie é considerada uma das maiores cientistas da História. Ainda jovem e com pouco poder aquisitivo, Curie se mudou da Polônia para a França para realizar seu maior sonho: estudar Física e Matemática. Em 1903, recebeu seu primeiro Nobel de Física. No entanto, o prêmio foi compartilhado com o seu marido, Pierre Curie.

Pouco tempo depois, Pierre morreu atropelado por uma carruagem, o que deu início ao romance entre Marie e Paul Langevin, discípulo do falecido. Apesar de intenso, o amor durou pouco, pois o rapaz era mais jovem e casado.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

Insólitas parejas: Doce historias auténticas de enamorados famosos (Edição Espanhol), de Daniel Samper Pizano (2019) - https://amzn.to/31LbU6l

A sagrada família: ou a crítica da Crítica crítica: contra Bruno Bauer e consortes, de Karl Marx e Friedrich Engels (2003) - https://amzn.to/2OKLVXu

Sobre o "caso Marie Curie": a Radioatividade e a Subversão do Gênero, de Gabriel Pugliese (2012) - https://amzn.to/2SzUqFX

Lady Clementine (Edição Inglês), de Marie Benedict (2020) - https://amzn.to/2SBbn2D

Frida Trótski: A história de uma paixão secreta, de Gérard de Cortanze (2018) - https://amzn.to/2HfDgbj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W