Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Hollywood

Do sucesso à reclusão em um quarto de hotel: a desgraça de Howard Hughes

Considerado um dos maiores magnatas de Hollywood, o proeminente produtor de filmes ficou conhecido pelo seu comportamento excêntrico

Victória Gearini Publicado em 21/07/2020, às 21h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Howard Hughes, magnata estadunidense - Wikimedia Commons
Howard Hughes, magnata estadunidense - Wikimedia Commons

Howard Hughes foi um magnata estadunidense, engenheiro, piloto e diretor de cinema. Apesar de ser um notório produtor de filmes, ficou conhecido por ser uma figura influente na indústria da aviação, e por apresentar comportamentos excêntricos e de reclusão. Mais tarde, Hughes foi diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), e devido a diversos acidentes aéreos que quase o mataram, perdeu boa parte dos sentidos auditivos. 

Nascido em Houston, no Texas, a data exata de seu aniversário é um mistério. Seu certificado de batismo marca 24 de setembro de 1905, mas Hughes adotou a véspera de Natal, 24 de dezembro de 1905, como a data oficial de seu nascimento. De ascendência inglesa, galesa e francesa huguenote, o magnata cresceu em uma família influente dos Estados Unidos. 

Filho de Allene Stone Gano e de Howard R. Hughes Sr., um inventor e empresário de sucesso do Missouri, Hughes perdeu seus pais muito cedo, e tal fato o motivou a abrir um laboratório de pesquisas médicas. Apaixonado pela ciência e tecnologia, aos 11 anos construiu o primeiro transmissor de rádio sem fio de Houston. Mais tarde, suas habilidades em engenharia lhe proporcionaram status renomados na indústria da aviação. 

Carreira 

Com uma carreira de negócios altamente bem-sucedida, Hughes fez nome na área da engenharia, aviação e cinema. Além disso, desempenhou um papel relevante em diversos empreendimentos, como na Summa Corporation. Hughes investiu sua fortuna em diversas áreas, entre elas a de desenvolvimento da indústria aeroespacial, tecnologia, meios de comunicação de massa, hotelarias, imóveis e campos petrolíferos.

Howard Hughes, engenheiro, piloto e diretor de cinema / Crédito: Wikimedia Commons

Sua primeira experiência na indústria cinematográfica foi em Swell Hogan, dirigido por Ralph Graves, mas a produção foi um fracasso de bilheteria. Mais tarde, Everybody's Actting (1926) e Dois Cavaleiros da Arábia (1927), lhe renderam grande sucesso financeiro. Já na década de 1940, a Hughes Tool Company se aventurou fortemente em Hollywood.

A outra paixão do magnata era a aviação, que lhe proporcionou diversos recordes mundiais. Entretanto, em 7 de julho de 1946, Hughes quase morreu após sofrer um grave acidente aéreo. Acredita-se que a perda de parte dos sentidos auditivos e dores crônicas no corpo fossem frutos do acidente. 

Em 1953, Hughes criou o Howard Hughes Medical Institute em Miami, na Flórida — atualmente em Chevy Chase, em Maryland. Boa parte de sua fortuna foi aplicada em causas filantrópicas, como nas áreas de assistência médica e pesquisas científicas.  

Vida pessoal

Ao longo de sua vida, Hughes namorou diversas mulheres famosas, como Billie Dove, Faith Domergue, Bette Davis e Katherine Hepburn. Além disso, casou-se duas vezes: uma com Ella Botts Rice e outra com Jean Peters. Anos depois do seu casamento com Jean Peters, o ator Max Showalter alegou que a mulher era vigiada por seguranças que chegaram a ameaçar arruinar sua carreira se ele não se afastasse da atriz.

Howard Hughes na capa da revista Time, em 1948 / Crédito: Wikimedia Commons

Em 11 de julho de 1936, Hughes foi acusado de atropelar e matar um pedestre chamado Gabriel S. Meyer, em Los Angeles. O magnata foi levado ao hospital e mantido sob custódia durante a noite toda. Em um primeiro momento, uma testemunha do acidente disse às autoridades que Hughes estava dirigindo acima da velocidade permitida e confirmou que a vítima estava parada em uma área segura. Entretanto, mais tarde, a testemunha mudou seu depoimento e disse que o pedestre havia se movido. 

Últimos anos de vida

Em seus últimos anos de vida, Hughes foi considerado excêntrico e, posteriormente, diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Em decorrência da sua condição, ele possuía hábitos incomuns, como fobia de germes, e sempre se alimentava da mesma comida no jantar. Conforme a idade avançava e com a saúde fragilizada, Hughes passou a morar em diversos hotéis.

Em seus últimos anos de vida, Hughes vivia em reclusão. Seu isolamento, em decorrência ao uso de drogas, o tornaram praticamente irreconhecível. No dia 5 de abril de 1976, a bordo de uma aeronave, Hughes veio a falecer durante o trajeto da sua cobertura no Acapulco Fairmont Princess Hotel no México até o Hospital Metodista, em Houston. 

Segundo a autópsia, Hughes faleceu em decorrência de uma insuficiência renal. Na época, sofria de desnutrição e estava coberto de escaras. Além disso, o raio-x feito no corpo identificou cinco agulhas hipodérmicas quebradas em seu braço. Acredita-se que ele tenha injetado codeína nos músculos, por meio de seringas de vidro com agulhas de metal. Hughes foi sepultado ao lado de seus pais no Cemitério Glenwood, em Houston.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W