Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Dorothy Gibson: de sobrevivente do Titanic a uma das maiores estrelas do cinema mudo

A atriz se consagrou ao interpretar a si mesma no primeiro filme sobre o naufrágio

Victória Gearini Publicado em 15/02/2023, às 15h00 - Atualizado em 21/06/2023, às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atriz e sobrevivente do Titanic Dorothy Gibson - Wikimedia Commons
Atriz e sobrevivente do Titanic Dorothy Gibson - Wikimedia Commons

Considerada uma das maiores atrizes americanas do mundo, Dorothy Gibson tornou-se a pioneira do cinema mudo ainda no início do século 20. No entanto, a estrela ficou muito mais famosa após sobreviver ao naufrágio do Titanic e por atuar no primeiro filme baseado na tragédia. 

Nascida no dia 17 de maio de 1889, a estrela perdeu seu pai John A. Brown quando tinha apenas três anos de idade. Viúva, sua mãe Pauline Caroline Boesen acabou se casando com John Leonard Gibson, que a batizou com o seu sobrenome. Ainda jovem, contracenou em diversas produções de teatro, como cantora e dançarina, sendo a mais relevante o musical The Dairy Maids (1907), exibido na Broadway. 

[Colocar ALT]
Cartaz do filme Saved from the Titanic (1912) / Crédito: Wikimedia Commons

Em 1909, um ano após se casar com George Henry Battier, Jr., a atriz se tornou uma das modelos mais influentes, ao posar para o famoso artista Harrison Fisher. Sua imagem era recorrente em pôsteres, cartões postais e ilustrações de livros. Bela e atraente, estampou capas de diversas revistas famosas, como Cosmopolitan, Ladies Home Journal e Saturday Evening Post. 

Sua participação nos cinemas começou em 1911, quando o agente teatral Pat Casey a inseriu na Independent Moving Pictures Company, e posteriormente no Lubin Studios. Em julho do mesmo ano, a atriz foi contratada para ser a protagonista da filial americana da Éclair Studios, com sede em Paris. Aclamada pela crítica, atuou em novelas populares como Miss Masquerader (1911) e Love Finds a Way (1912), e emocionou no drama histórico Hands Across the Sea (1911). 

No entanto, Dorothy Gibson foi consagrada por representar a si mesma em Saved from the Titanic (1912), primeiro filme sobre este naufrágio. Após uma férias de seis semanas com a sua mãe, Gibson retornou ao Titanic para fazer uma sessão fotográfica. Durante o trágico episódio que marcou a História,  Dorothy estava no salão com os amigos. A atriz conseguiu escapar com outros dois conhecidos pelo Lifeboat # 7, o primeiro barco salva-vidas lançado ao mar. 

Retrato da atriz Dorothy Gibson / Crédito: Wikimedia Commons

Mesmo abalada, a jovem foi convencida pelo seu agente a estrear um filme sobre o naufrágio, assim que chegou em Nova York. A trama é baseada na sua experiência pessoal e todo o cenário foi escrito pela própria atriz. A produção foi um sucesso na América, Grã-Bretanha e França, mas durante um incêndio no Eclair Studios, em 1914, em Nova Jersey, todas as impressões foram perdidas e destruídas pelas as chamas.  

Dorothy Gibson, morreu em 1946, aos 56 anos, na França, após um ataque cardíaco em seu apartamento. Sua herança e propriedade foram divididas entre seu amante, Emilio Antonio Ramos, e sua mãe. Embora a fama meteórica, o único filme recuperado pelos colecionadores David e Margo Navone é a comédia A Lucky Holdup (1912).


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Uma Noite Fatídica, de Walter Lord (2012) - https://amzn.to/3AhBwcj

Titanic in Photographs, de Vários Autores (2014) - https://amzn.to/3FDHqpo

Titanic. A Verdadeira e Trágica História e os Atos de Heroísmo de Seus Passageiros, de Rupert Matthews (2014) - https://amzn.to/3bM6U5g

Blu-Ray Titanic, Edição Especial, Dublado - https://amzn.to/3nASdKM

Titanic: A century of news, de The Guardian (ebook) - https://amzn.to/3dRvlQu

Guide to the Crew of Titanic: The Structure of Working Aboard the Legendary Liner, de Günter Bäbler (2020) - https://amzn.to/3bRNzzQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W