Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Pré-História

Era mais fácil dar à luz há 2 milhões de anos, revela estudo

Pesquisadores encontraram uma resposta surpreendente a partir de uma reconstrução 3D da pélvis de uma Australopithecus sediba

Victória Gearini Publicado em 23/09/2019, às 15h44 - Atualizado em 28/01/2022, às 14h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Creative Commons / Lee Berger
Creative Commons / Lee Berger

Pesquisadores norte-americanos criam um protótipo da pelve de uma Australopithecus sediba, subtribo que habitou na Terra por volta de dois milhões de anos. O estudo mostra como era mais fácil dar a luz, quando comparado com os dias atuais. 

Segundo os especialistas, conforme o ser humano evoluiu e aprendeu a andar sobre duas pernas, o canal pélvico estreitou. Além disso, eles disseram que conforme a evolução da espécie, as cabeças dos bebês cresceram consideravelmente.

Crânio de um adulto Australopithecus sediba, encontrado perto de Joanesburgo, África do Sul / Crédito: Creative Commons e Lee Berger

A descoberta foi possível graças a estudos baseados em espécimes fósseis. A antropóloga da Universidade de Boston, Natalie Laudicina, disse que a reconstrução foi realizada com um modelo 3D, capaz de criar a pélvis de uma fêmea.

A pesquisadora explica que Australopithecus sediba não possuía uma estrutura óssea capaz de colidir com o canal na hora do parto. "A largura fetal da cabeça e dos ombros tem amplo espaço para atravessar até as dimensões mais estreitas do canal de parto materno", disse Natalie Laudicina em entrevista à BBC.

Ela reforça que isso não significa que o parto foi ficando mais difícil ao longo do tempo. De acordo com a especialista, foi comprovado que a espécie da Lucy (Australopithecus afarensis), que viveu anteriormente, já teria passado por complicações no parto.

Reprodução 3D da pelve feminina de uma Australopithecus sediba / Crédito: Creative Commons e Lee Berger

Para explicar este fenômeno, ela exemplifica o pato moderno. Algumas mulheres possuem um parto mais rápido e fácil, enquanto outras podem levar até dois dias em trabalho de parto. “A morfologia de cada espécime exibe seu próprio conjunto de desafios obstétricos”, explica a arqueóloga.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pré-história do Brasil, de Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noel (2002) - https://amzn.to/3db0wp8

Pré-história, de Chris Gosden (2012) - https://amzn.to/2A9ZlI5

A Pré-história, de Rosicler Martins Rodrigues (2013) - https://amzn.to/2XFyJGS

A pré-história passo a passo, de Colette Swinnen (2014) - https://amzn.to/3eoy1EQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W