Vitrine » Livros

Frantz Fanon e as encruzilhadas: obra apresenta reflexão profunda sobre a experiência negra na América Latina e a dimensão psicológica do racismo

Com uma linguagem clara e envolvente, Deivison Faustino apresenta a obra de Fanon e suas principais influências teóricas

Vitória Araújo, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 22/03/2022, às 14h27

Capa da obra “Frantz Fanon e as encruzilhadas: Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon'' (2022)
Capa da obra “Frantz Fanon e as encruzilhadas: Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon'' (2022) - Divulgação/Amazon

Considerado um dos maiores estudiosos do racismo, do movimento de negritude e da produção intelectual negra no Brasil contemporâneo, Deivison Faustino é o maior especialista da obra de Fanon no Brasil.

Com uma linguagem clara e envolvente, em “Frantz Fanon e as encruzilhadas: Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon”, Faustino oferece uma reflexão ao mesmo tempo rigorosa e fecunda sobre a obra do psiquiatra e revolucionário martinicano, responsável por um trabalho pioneiro sobre a experiência negra na América Latina e no Caribe afro diaspóricos, e sobretudo sobre a dimensão psicológica do racismo. 

Em seguida, traça uma genealogia da recepção de sua obra no mundo e no Brasil, mostrando como sua obra foi ignorada, lida ou apropriada por diferentes leitores, de figuras centrais da crítica européia como Jean-Paul Sartre, Homi K. Bhabha, bem como por intelectuais brasileiros como Paulo Freire, Lélia Gonzalez, Glauber Rocha, Florestan Fernandes, Neusa Santos Souza e Clóvis Moura. 

Além disso, o autor esclarece os conceitos da obra fanoniana e demonstra como sua articulação resultou na criação de uma constelação própria, gestada na encruzilhada de uma série de correntes intelectuais ocidentais.

Frantz Fanon e as encruzilhadas é para todos os leitores que buscam uma introdução e um aprofundamento na obra de Fanon, conhecendo suas bases e as repercussões da obra no mundo.

A obra “Frantz Fanon e as encruzilhadas: Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon”, de Deivison Faustino, foi lançada no dia 24 de fevereiro e já está disponível na Amazon, na versão eBook e em formato físico.

Frantz Fanon e as encruzilhadas: Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon, de Deivison Faustino (2022) - https://amzn.to/3ue6z6e


+Saiba mais sobre a obra de Deivison Faustino disponível na Amazon: 

Frantz Fanon e as encruzilhadas: Teoria, política e subjetividade, um guia para compreender Fanon, de Deivison Faustino (2022) - https://amzn.to/3ue6z6e

Crédito: Divulgação / Ubu Editora

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W