Vitrine » Personagem

Há exatos 89 anos, nascia a escritora Sylvia Plath

A escritora teve uma carreira curta, mas de grande impacto para a História do século 20

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 27/10/2021, às 13h20

Escritora Sylvia Plath
Escritora Sylvia Plath - Giovanni Giovannetti / Grazia Neri, via Wikimedia Commons

Nascida em 27 de outubro de 1932, em Boston, Estados Unidos, Sylvia Plath foi uma grande poeta e romancista do século 20. Embora com uma carreira curta, a escritora marcou a literatura internacional ao retratar a melancolia de sua vida.

Sob o pseudônimo Victoria Lucas, escreveu a autobiografia “The Bell Jar”, onde revelou detalhes de toda a sua luta contra a depressão.

Primeiros anos de vida Tom

Seu talento para a escrita foi revelado desde muito cedo. Aos oito anos, Plath publicou seu primeiro poema na seção infantil do Boston Herald.

No entanto, na mesma época, a futura escritora teve que enfrentar um grande desafio: a morte repentina de seu pai, Otto Plath.

 

O patriarca veio a óbito em decorrência de complicações geradas pela amputação de um pé, após não fazer os tratamentos necessários contra a diabetes. Tal fato deixou marcas profundas na vida da jovem.

Em 1950, a promissora escritora se matriculou no Smith College. Contudo, três anos depois, ela tentou tirar a própria vida pela primeira vez. Na época, recebeu tratamentos psiquiátricos e foi submetida, até mesmo, à sessões de tratamento com eletrochoques.

O casamento 

Tempos depois, Sylvia ganhou uma bolsa de estudos na Inglaterra. Em solo britânico, a escritora conheceu Ted Hughes com quem se casou e um ano depois retornou para os Estados Unidos. 

Já em 1960, o casal retornou à Inglaterra. Naquele mesmo ano, a autora publicou sua primeira coleção de poesia, intitulada “The Colossus and Other Poems”. Além disso, deu à luz sua primeira filha, chamada Frieda.

 

Dois anos depois, o casal que já enfrentava complicações no casamento, se separou. No entanto, o divórcio nunca foi oficializado e Sylvia e Ted tiveram mais um filho, chamado Nicholas, em 1962.

Morte melancólica 

Ao longo de sua vida, Plath lutou arduamente contra a depressão profunda. Todavia, no fatídico dia 11 de fevereiro de 1963, a escritora colocou um fim em todo o seu tormento.

Naquela manhã de forte nevasca, a escritora se dirigiu ao quarto dos filhos e espalhou toalhas molhadas pelo cômodo. Além disso, estocou o ambiente com pão e leite.  

Em seguida, ela ingeriu uma grande quantidade de narcóticos e colocou a própria cabeça dentro do forno, com o gás ligado. Pouco tempo depois, ela veio a óbito. 

No outro dia, o corpo de Sylvia Plath foi encontrado pela enfermeira Myra Norris, que prontamente pediu ajuda. As crianças, por sua vez, foram encontradas assustadas e com muito frio dentro do quarto.

O legado

Dada a sua carga profunda, as obras de Sylvia Plath abordam temáticas sociais, como o patriarcado e a misoginia. 

Famosa por escrever “The Bell Jar”, a escritora marcou a história da literatura internacional ao abordar, ainda, saúde mental, durante o século 20.

Hoje em dia, o legado da escritora é inestimável — embora a morte prematura e a carreira curta. Sua trajetória virou referência em assuntos sobre saúde mental e a escritora é considerada por muitos leitores um símbolo feminista. 


+Caro leitor, se você sente que precisa de apoio emocional, ou tem percebido sinais de depressão, entre em contato gratuitamente com Centro de Valorização da Vida através do número 188. O serviço conta com voluntários treinados para ajudá-lo da melhor maneira.


++Saiba mais sobre as obras de Sylvia Plath

Diários de Sylvia Plath: 1950-1962, de Sylvia Plath (2017) - https://amzn.to/3BdyHYG

A redoma de vidro, de Sylvia Plath (2019) - https://amzn.to/3nxZwlu

The Bell Jar (Edição Inglês), de Sylvia Plath (2005) - https://amzn.to/2ZnDvNU

Ariel, de Sylvia Plath (2018) - https://amzn.to/3CmN1zw

Poemas, de Sylvia Plath (2020) - https://amzn.to/2ZnDQAa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W