Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Bizarro

De Chaitén a Kayaköy: conheça 5 cidades fantasmas ao redor do mundo

Atraindo diversos turistas, estas regiões se encontram atualmente inabitáveis

Victória Gearini Publicado em 20/04/2020, às 20h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cidade fantasma de Agdam - Wikimedia Commons
Cidade fantasma de Agdam - Wikimedia Commons

Muito se especula como seria o mundo neo-futurista. Alguns filmes e séries reproduzem cenários pós apocalípticos, com plantas carnívoras, cidades abandonadas e perigosas, como no filme Left Behind (2014) e Destruição: Los Angeles (2017) — ambas produções disponíveis no Amazon Prime Video.

No entanto, cidades fantasmas não existem somente em filmes. Confira abaixo 5 lugares abandonados ao redor do mundo: 

1. Chaitén — Chile

Cidade de Chaitén, localizada na região de Los Lagos, no Chile / Crédito: Wikimedia Commons

Em 2008, uma grande inundação na pequena cidade de Chaitén — localizada no sul do Chile, mais especificamente na Patagônia — foi responsável por fazer os moradores da região a se mudarem e abandonarem o vilarejo. O local é propenso a desastres naturais e mudanças climáticas abruptas, portanto, não é recomendado para se morar. 

2. Agdam — República do Nagorno-Karabakh / Azerbaijão

Cidade de Agdam, na República do Nagorno-Karabakh — Azerbaijão / Crédito: Wikimedia Commons

Durante o século 20, a região de Agdam, localizada a cerca de 370 km a oeste de Baku, viu sua população aumentar consideravelmente por conta dos domínios comunistas. Após a queda da União Soviética, e consequentemente de guerras locais, Agdam foi perdendo seus habitantes, até que hoje tornou-se uma cidade fantasma. 

3. Glenrio — Novo México e Texas

Cidade de Glenrio, localizada entre o Novo México e Texas / Crédito: Divulgação / Youtube

Localizada entre dois estados, ou seja, entre a fronteira do Novo México com o Texas, a cidade era considerada uma das melhores paradas de quem passava pelo caminho. Anteriormente, Glenrio era rica e próspera, mas durante o século 20, devido a Rota 66, o local perdeu sua popularidade, até que em 2007 foi adicionada ao Registro Nacional de Lugares Históricos.

4. Al-‘Ula — Arábia Saudita

Cidade de Al-‘Ula, na Arábia Saudita / Crédito: Wikimedia Commons

Considerada a capital dos antigos Lihyanitas — reino árabe anterior a Cristo — Al-‘Ula era famosa por ser luxuosa e moderna. Além disso, o local é considerado sagrado, pois fiéis acreditam que seria um local onde Maomé teria passado. Já no século 13, a região foi readaptada, sendo utilizada até a década de 80. No entanto, após a construção de uma nova cidade ao lado, moradores migraram de localidade, abandonando por completo Al-‘Ula.

5. Kayaköy — Turquia

Cidade de Kayaköy, na Turquia / Crédito: Wikimedia Commons

Habitada por gregos otomanos até a queda do Império Otomano, em 1921, a região de Kayaköy, próxima ao Mediterrâneo, atualmente encontra-se inabitada. Após a queda do Império, a população migrou de região, deixando para trás a bela cidade. No entanto, devido sua beleza natural, o local continua atraindo turistas do mundo inteiro. 


+Saiba mais sobre as cidades fantasmas por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Ghost Towns (Edição Inglês), de Chris McNab (2018) - https://amzn.to/2Vm9M3t

Desplazamiento de Chaitén desde una perspectiva psicosocial (Edição Espanhol), de Marchant Espinoza Juan Paulo (2011) - https://amzn.to/3cx2IXj

Abandoned Wrecks (Edição Inglês), de Chris McNab (2017) - https://amzn.to/34SEWCH

O mistério da cidade-fantasma, de Marçal Aquino (2019) - https://amzn.to/3czrGp2

Cidade Fantasma eBook Kindle, de Tainá Ruiz (2016) - https://amzn.to/3bpNUKa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W