Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

De Lusíadas a Convívio: 5 obras escritas por autores enquanto estavam exilados

Nomes como Jorge Amado e Dante Alighieri tiveram contribuições literárias edificadas em tempos de fuga

Victória Gearini, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 24/10/2021, às 08h00 - Atualizado em 24/02/2022, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dante Alighieri e Luís Vaz de Camões - Creative Commons
Dante Alighieri e Luís Vaz de Camões - Creative Commons

1. O cavaleiro da esperança, de Jorge Amado (1942) 

Jorge Amado / Crédito: Wikimedia Commons

A obra foi escrita por Jorge Amado enquanto ele estave exilado em Buenos Aires e foi publicada originalmente na Argentina, em 1942, até que foi proibida e queimada por ordem do governo de Juan Domingo Perón. O cavaleiro da esperança chegou no Brasil apenas em 1945, mas durante a ditadura militar voltou a ser censurado. A obra narra a trajetória de Luís Carlos Prestes.

2. Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões (1572)

Luís Vaz de Camões / Crédito: Getty Images

Camões escreveu o clássico Os Lusíadas enquanto esteve excluso no Oriente, por conta de uma série de adversidades. Nesse período foi preso várias vezes e serviu ao lado das forças portuguesas. Na obra, o escritor enaltece a coragem dos portugueses ao explorarem o oceano Atlântico, em busca de encontrar uma nova rota para as Índias. Em Os Lusíadas, os navegadores enfrentam também deuses mitológicos, como Baco e Netuno.

3. Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire (1967)

Paulo Freire / Crédito: Wikimedia Commons

A obra foi escrita enquanto o autor esteve exilado no Chile, entre 1964 a 1969. O pensador aborda diversos temas como: liberdade, democracia e justiça. Para ele essas três palavras expressam um grande poder libertador e são um instrumento de  transformação global do ser humano diante à sociedade. Além disso, estabelece ideais de coletivo e nacional de desenvolvimento para ativar a democracia.

4. Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar (1975)

Ferreira Gullar / Crédito: Wikimedia Commons

Este volume de poemas apresenta uma grande carga política. A obra foi escrita enquanto o escritor esteve exilado por conta do regime militar no Brasil. O autor denuncia a desigualdade social eminente no país. Seus poemas apresentam aventura, perigo e mistério.

5. Convívio, de Dante Alighieri (1304 -1307)

Dante Alighieri / Crédito: Wikimedia Commons

A obra foi escrita entre 1304 e 1307, enquanto o autor esteve exilado. O Convívio é composto por uma série de poemas sobre amor e filosofia, que podem ser interpretados como explicações filosóficas, literárias, morais e políticas desta época. O autor escolheu a língua italiana para que todos tivessem acesso ao conhecimento, não somente os letrados em latim.


+Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. O cavaleiro da esperança, de Jorge Amado (1942) - https://amzn.to/37cXBsW

2. Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões (1572) - https://amzn.to/2Q1fqW1

3. Educação como prática da liberdade, de Paulo Freire (1967) - https://amzn.to/2QmgfHV

4. Dentro da Noite Veloz, de Ferreira Gullar (1975) - https://amzn.to/2snbK7Z

5. Convívio, de Dante Alighieri (1304 -1307) - https://amzn.to/2SpAUxv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.