Vitrine » Brasil

5 obras para entender o controverso legado de João Goulart

Embora não implementadas, as Reformas de Base propostas por "Jango", inspiraram a Constituição brasileira de 1988

Victória Gearini Publicado em 06/12/2019, às 20h00

Retrato de João Goulart
Retrato de João Goulart - Getty Images

1. João Goulart: uma biografia, de Jorge Ferreira (2011)

[Colocar ALT]
Crédito: Getty Images

O historiador Jorge Ferreira levou cerca de 10 anos para elaborar sua pesquisa sobre João Goulart. De uma maneira detalhada, o escritor reconstitui a trajetória de Jango, desde seu nascimento até sua morte. Além disso, a obra apresenta fatos inéditos e relembra dois dias que tiveram grandes impactos na história do Brasil: 31 de março e 1º de abril de 1964.

 

 

 

 

 

 

 

2. O governo João Goulart, de Luiz Alberto Moniz Bandeira (2010)

[Colocar ALT]
Crédito: Editora Unesp

Luiz Alberto Moniz Bandeira busca analisar os fatores sociopolíticos e o contexto histórico da época para explicar a queda de João Goulart do poder. Para o autor, se Jango tivesse se rendido aos Estados Unidos e aos militares, o golpe de 64 não teria acontecido. O especialista reconhece, ainda, que o ex-presidente não teve apoio político para resistir à intervenção militar.

 

 

 

 

 

 

 

 

3. O Projeto de Nação do Governo João Goulart. O Plano Trienal e as Reformas de Base. 1961-1964, de Cássio Silva Moreira (2014)

[Colocar ALT]
Crédito: Sulina

Esta obra explica toda a situação econômica e social brasileira da época, apresentando uma análise rigorosa e com riqueza de dados. A pesquisa aponta como as reformas propostas por João Goulart eram necessárias para o Brasil naquele momento. Este livro é um dos maiores materiais de consulta e referencial histórico.  

 

 

 

 

 

 

 

 

4. João Goulart: entre a memória e a história, de Marieta de Moraes Ferreira (2014)

[Colocar ALT]
Crédito: Getty Images

Esta coletânea apresenta os principais impasses do governo de Jango e o seu papel durante o golpe de 64. Além disso, revela sua atuação no exílio, ajudando o leitor a compreender as questões políticas da época e relacionando com o cenário atual do Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

5. Brasil De João Goulart, O: Um Projeto De Nação, de J. Ventapane E A. De Freixo (orgs.) O. Munteal (2005)

[Colocar ALT]
Crédito: Getty Images

Este livro reúne com exatidão dois pronunciamentos feitos pelo o ex-presidente João Goulart, entre eles o famoso discurso feito na Central do Brasil em março de 1964. A obra apresenta, ainda, reflexões e pesquisas de diversos estudiosos, a fim de fazer o leitor compreender as singularidades do Brasil e o ciclo desenvolvimentista.

 

 

 

 


+Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. João Goulart: uma biografia: Uma biografia, de Jorge Ferreira (2011) - https://amzn.to/36evGIB

2. O governo João Goulart, de Luiz Alberto Moniz Bandeira (2010) - https://amzn.to/34XdfYp

3. O Projeto de Nação do Governo João Goulart. O Plano Trienal e as Reformas de Base. 1961-1964, de Cássio Silva Moreira (2014) - https://amzn.to/2PiGkHn

4. João Goulart: entre a memória e a história, de Marieta de Moraes Ferreira (2014) - https://amzn.to/389R5Vb

5. Brasil De João Goulart, O: Um Projeto De Nação, de J. Ventapane E A. De Freixo (orgs.) O. Munteal (2005) - https://amzn.to/2Lvc5M8

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.