Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Hollywood

Abusos na infância e alcoolismo: O trágico fim de Patrick Swayze

Considerado um dos maiores artistas de Hollywood, o astro de Dirty Dancing morreu precocemente aos 57 anos

Victória Gearini Publicado em 14/09/2022, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Patrick Swayze, ator de Hollywood - Wikimedia Commons
Patrick Swayze, ator de Hollywood - Wikimedia Commons

Famoso por estrelar os filmes Ghost e Dirty Dancing, Patrick Swayze é considerado pelos críticos de cinema como um dos maiores artistas de Hollywood da sua geração. No entanto, o astro teve uma infância difícil, regrada de abusos físicos e psicológicos, fato que o perseguiu até seus últimos dias de vida. 

Nascido no dia 18 de agosto de 1952 em Houston, Patrick Wayne Swayze era ator, dançarino, cantor e compositor. Quando jovem, o artista estadunidense participou da liga de futebol americano, mas foi na arte que encontrou sua verdadeira paixão e vocação. Sua mãe, Patricia Yvonne Helen, mais conhecida como Patsy, era uma coreógrafa e dançarina renomada na cidade. 

Seguindo os passos da mãe, Patrick estudou em Santa Rosa de Lima, onde aprendeu patinação no gelo, balé clássico, e atuação. No entanto, o documentário I am Patrick Swayze (2019) revela que o autor teria sofrido abusos na infância. Sua esposa Lisa Niemi o conheceu na escola de dança de Patsy, quando o rapaz tinha apenas 15 anos. No documentário, revela que sua mãe o batia constantemente. 

Patrick Swayze ao lado de esposa Lisa Niemi / Crédito: Wikimedia Commons

“Ela era um claro exemplo do que acontece às famílias num ciclo de abuso. Ela conseguia ser muito violenta, mas isso não era nada ao pé do que passou na infância e das histórias que ouvi sobre o que viveu com a própria mãe”, disse Lisa, em I am Patrick Swayze. 

Em entrevista à Revista People, Lisa — com quem Patrick foi casado desde 1975 até seus últimos dias de vida — disse que Jesse Wayne Swayze, pai do ator, chegou ameaçar se divorciar de Patsy caso ela continuasse a agredir Patrick. “Quando alguém exerce uma pressão tão grande, como a mãe fez com ele, algumas pessoas afundam”.

Ator, dançarino, cantor e compositor Patrick Swayze faleceu em 2009, aos 57 anos / Crédito: Wikimedia Commons

O documentário apresenta, ainda, a relação do astro com as drogas. Nikki D'Amico, amigo íntimo de Patrick, chegou a revelar que o ator fumava cerca de  60 cigarros por dia. "Ele tinha uma personalidade muito viciante e eu sabia que ele batalhou contra a bebida, isso era um problema. Patrick amava fumar. Ele teve alguns demônios que teve que lidar”.

Em contrapartida, o irmão da estrela de Dirty Dancing, Sean Swayze saiu em defesa da mãe e criticou Lisa. "Ela está arrancando dinheiro desde que ele morreu. Tudo que pode render dinheiro para ela, ela falará para a imprensa”.

Patrick Swayze morreu no dia 14 de setembro de 2009, aos 57 anos, devido um câncer pancreático. Segundo os laudos médicos, o fato do ator beber e fumar, mesmo após ser diagnosticado com a doença, agravaram sua saúde. "Há um componente de auto-sabotagem que acompanha o fumo pesado e acho que isso era verdade para Patrick", disse o oncologista do ator, David Hoffman, em  I am Patrick Swayze. 


+Saiba mais sobre Patrick Swayze por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

The Time of My Life (Edição Inglês), de Patrick Swayze e Lisa Niemi Swayze (2010) - https://amzn.to/3aZRuu3

Patrick Swayze: The Dreamer (Edição Inglês), de Sue Tabashnik (2017) - https://amzn.to/34o33ch

Patrick Swayze: One Last Dance (Edição Inglês), de Wendy Leigh (2010) - https://amzn.to/2JPTb1k

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W