Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Injustamente no corredor da morte durante 30 anos: a saga de Anthony Ray Hinton

Acusado de crimes que não teve envolvimento, Hinton viveu anos angustiantes na prisão

Victória Gearini Publicado em 02/01/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anthony Ray Hinton em foto - Divulgação/Equal Justice Initiative
Anthony Ray Hinton em foto - Divulgação/Equal Justice Initiative

Em 1985, os gerentes de fast food John Davidson e Thomas Wayne Vason foram assassinados, em dias diferentes, durante um assalto. Uma terceira vítima conseguiu sobreviver e identificou Anthony Ray Hinton como um dos autores do crime.

Na época, Anthony Ray Hinton trabalhava em um supermercado local e morava com sua mãe, Buhlar Hinton, na zona rural do Alabama. A polícia utilizou este fato para contra argumentar que Anthony residia cerca de meia hora de Birmingham — local onde ocorreram os assassinatos. 

No entanto, aos 29 anos, Anthony foi indiciado por homicídio, sendo identificado como autor do crime pela vítima sobrevivente que, por meio de uma foto, afirmou severamente se tratar da mesma pessoa.

Anthony Ray Hinton / Crédito: Wikimedia Commons

Devido a baixa verba disponível para avaliar o caso, o advogado contratou um especialista em balística, mas as provas foram contestadas e destruídas pelo promotor, que alegou haver limitações físicas e inexperiência do profissional contratado. Mesmo o chefe de Anthony alegando que o funcionário estava trabalhando durante a execução do crime, a promotoria persistiu na acusação.

Como se as coisas não pudessem piorar, a polícia encontrou uma arma em sua casa, que era de posse de sua mãe. Perícias foram feitas e afirmaram — falsamente — que as balas encontradas na cena do crime eram compatíveis com a arma. No entanto, não levaram em conta impressões digitais ou testemunhos oculares. 

Enviado ao corredor da morte, Anthony ficou três décadas sem contato com o mundo exterior, apenas sendo mantido em confinamento na solitária.

Buhlar Hinton nunca abandonou o filho e acreditava fielmente em sua inocência, assim como, Lester Bailey, seu melhor amigo, que o visitava mensalmente. Infelizmente, Buhlar faleceu em 2002.

Para se distrair e não pensar nos longos dias solitários, Anthony organizou um clube do livro e recebeu a autorização do diretor do presídio para marcar os encontros na Biblioteca de Direito da Prisão.

Os autores preferidos entre os presos eram James Baldwin e Harper Lee, mas logo todos seus colegas foram mortos nas cadeiras elétricas, sendo Anthony o último sobrevivente. 

Estréia de True Justice: Bryan Stevenson Fight For Equality, na cidade de Nova York, nos EUA / Crédito: Getty Images

Os apelos iniciais foram tratados pelo seu defensor público, que perdeu todas as ações. Pouco tempo depois de ser enviado para o corredor da morte, a EJI (Equal Justice Initiative) — uma organização sem fins lucrativos — assumiu o caso por 16 anos.

Durante o processo, a EJI apresentou evidências de três especialistas diferentes, que confirmavam que as balas da cena do crime não eram compatíveis com a arma de sua mãe.

Diversas outras provas foram apresentadas para inocentar o rapaz, no entanto, todas as evidências foram recusadas pelo Tribunal Estadual do Alabama. Até que em 2014, o Tribunal aceitou um novo julgamento, que finalmente o declarou inocente. No entanto, o juiz recusou o pedido de indenização, avaliada em US$ 1,5 milhão.

Desde então, Anthony se dedicou à escrita e na luta contra as injustiças do sistema judicial dos Estados Unidos. Sua obra O Sol ainda brilha foi publicada em 2019, no Brasil, pela Editora Vestígio.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras: 

O sol ainda brilha: A história real do homem que passou 30 anos no corredor da morte por crimes que não cometeu, de Anthony Ray Hinton (2019) - https://amzn.to/37JVInf

The Sun Does Shine: How I Found Life and Freedom on Death Row (Edição Inglês), de Anthony Ray Hinton (2018) - https://amzn.to/2vWGCxn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.