Vitrine » Brasil

História do Brasil: 5 livros para entender a formação do país

Selecionamos 5 obras surpreendentes para quem deseja se aprofundar no tema

Redação Publicado em 14/01/2022, às 18h15

Capas das Obras disponíveis na Amazon
Capas das Obras disponíveis na Amazon - Divulgação / Companhia das Letras / L&PM

Se você deseja conhecer mais detalhes sobre a história do Brasil, nada melhor do que garantir obras incríveis relacionadas ao tema, não é mesmo? Pensando nisso, o site Aventuras na História preparou uma lista completa com 5 livros de grandes autores para quem deseja conhecer melhor a história do país!  

Confira nossa seleção para escolher seus títulos favoritos:

1. Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre (2006) -https://amzn.to/3qrNSet

Crédito: Divulgação / Amazon
Crédito: Divulgação / Global Editora

 

Esta obra revoluciona os estudos no Brasil, tanto pela novidade dos conceitos quanto pela qualidade literária. Mesmo após 80 anos,  “Casa-grande & senzala”, continua sendo um clássico da nossa literatura, mostrando, com beleza e vigor, a formação do povo brasileiro pela mistura de raças e culturas.


2. Visão do paraíso, de Sérgio Buarque de Hollanda (2010) -https://amzn.to/3GyuQci

Crédito: Divulgação / Companhia das Letras

 

Examinando um período abrangente, que se inicia nos primeiros contatos realizados pelos colonizadores portugueses e espanhóis com o continente americano, até o século XVI, a Visão do Paraíso inaugura o ensaísmo sobre o imaginário do colonizador. O livro, editado pela primeira vez em 1959, antecipou a historiografia das mentalidades ao estudar os mitos que acompanharam as narrativas dos descobrimentos e da colonização da América.


3. Os donos do poder, de Raymundo Faoro (2021) - https://amzn.to/3tpaDln

Crédito: Divulgação/ Companhia das Letras

 

Este livro é um ensaio fundamental, acadêmico, para a compreensão da formação social e política brasileira. Partindo das origens portuguesas de nosso patronato político, o autor demonstra como o Brasil foi governado, desde a colônia, por uma comunidade burocrática que acabou por frustrar o desenvolvimento de uma nação independente. Sua análise abarca o longo período que vai da Revolução Portuguesa do século XIV até a Revolução de 1930 no Brasil. 


4. 1954: um tiro no coração, de  Hélio Silva (2004) -https://amzn.to/3rmGtfQ

Crédito: Divulgação/ L&PM

Esta obra faz parte da série “O Ciclo de Vargas'', um conjunto de 16 livros que narra a história do Brasil, da proclamação da República, em 1889, até o golpe militar de 1964. O Ciclo de Vargas é o resultado de mais de quatro décadas de pesquisas e apresenta os fatos históricos de forma documentada. Em “1954: um tiro no coração”, são passados a limpo o último governo de Getúlio Vargas e a enorme crise que culminou com o seu suicídio, em 24 de agosto de 1954. 


5. Brasil - Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz (2015) -https://amzn.to/3GxFwrr

Crédito: Divulgação/ Companhia das Letras

 

Unindo perfeitamente texto acessível, vasta documentação original e rica iconografia, além de contar a história do Brasil, este livro incrível fala sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais.

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W