Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Guerras

De Mussolini a Führer: 5 nomes do Holocausto que participaram da Primeira Guerra

Conheça as principais personalidades que contribuíram para os dois maiores conflitos mundiais

Victória Gearini Publicado em 18/03/2020, às 21h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Respectivamente os ditadores Benito Mussolini e Adolf Hitler - Creative Commons
Respectivamente os ditadores Benito Mussolini e Adolf Hitler - Creative Commons

1. Benito Mussolini 

Aos 19 anos, Mussolini fugiu da Itália e mudou-se para a Suíça, pois naquela época o alistamento no exército era obrigatório. Em 1904, dois anos após ter saído do país, retornou para sua terra natal, onde tornou-se jornalista e líder do movimento socialista, até que em 1915 foi expulso. 

Retrato do líder fascista Benito Mussolini / Crédito: Wikimedia Commons

Devida a eclosão da Primeira Guerra Mundial, Mussolini foi obrigado a se alistar ao serviço militar, se tornando cabo. Neste período, o líder fascista contraiu tifo, mas se recuperou. Em 1917, sobreviveu a mais um contratempo, desta vez a uma explosão que o deixou gravemente ferido. Mussolini teve seu corpo perfurado por mais de 40 estilhaços de metal, em decorrência de uma explosão. Em 1922, assumiu o governo da Itália e, mais tarde, assinou um pacto com Hitler.

2. George Patton

George Patton é considerado pelos estadunidenses como o maior general do Exército dos Estados Unidos que atuou na Segunda Guerra Mundial, mas o que poucos sabem é da sua participação na Primeira Guerra. Ousado e criativo, foi nomeado como chefe do Corpo de Tanques dos Estados Unidos e foi responsável por desenvolver uma das maiores estratégias de infiltração: o pombo-correio.

General norte-americano George Patton / Crédito: Wikimedia Commons

Aos 31 anos, Patton desembarcou na Europa, no auge da Primeira Guerra, em 1917. O oficial chegou a ser metralhado durante um confronto, mas sobreviveu. Mesmo ferido e esperando por ajuda, Patton retribuiu os inimigos com tiros de pistola. 

3. Winston Churchill

Winston Churchill primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra / Crédito: Wikimedia Commons

Durante a Primeira Guerra, Winston Churchill era o responsável pela Marinha britânica e era conhecido, também, como o Lorde do Almirantado. Embora sua participação tenha sido secundária — se considerar outros grandes nomes — Churchill é lembrado por ter comandado a ocupação do estreito de Dardanelos, em 1915, na Turquia, uma das mais desastrosas de toda a guerra. 

4. Rudolf Hess

Rudolf Hess, um dos homens mais poderosos do Holocausto / Crédito: Wikimedia Commons

A participação de Rudolf Hess na Primeira Guerra foi conturbada. Durante o conflito, ele foi baleado mais de uma vez, mas sobreviveu a todas as tentativas de assassinato, inclusive a sangrenta Batalha de Verdun, ocorrida em 1916. Inconformado com a derrota da Alemanha, filiou-se ao Partido Nacional Socialista, em 1920. Após 13 anos, Rudolf Hess era considerado um dos maiores nomes nazistas do Holocausto. 

5. Adolf Hitler

Em um primeiro momento, Adolf Hitler não quis se envolver na Primeira Guerra, mas com o decorrer do conflito, o líder nazista se alistou como voluntário no 1º Regimento de Infantaria Bávara, em Munique. Embora fosse austríaco, Führer lutou ao da França e da Bélgica, onde não perguntaram sua nacionalidade.

Líder nazista Adolf Hitler / Crédito: Getty Images

Com o passar do tempo, foi ganhando a confiança e a admiração de seus colegas, até que foi condecorado por bravura. Hitler chegou ao poder absoluto em 1939, quando invadiu a Polônia, promovendo assim o maior genocídio da História. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

1. Fascismo: Um Alerta, de Madeleine Albright (2018) - https://amzn.to/2w9gmkb

2. General George Patton: Old Blood and Guts (Edição Inglês), de Alden Hatch (2017) - https://amzn.to/39ZPJg0

3. Grandes homens do meu tempo, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2xKrrZ7

4. A Missão Secreta de Rudolf Hess, de Martin Allen (2007) - https://amzn.to/2TZ9z5q

5. O papa contra Hilter: A guerra secreta da Igreja contra o nazismo, de Mark Riebling (2018) - https://amzn.to/2IVxn3M

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du