Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Religião

Ganância e fake news: o insólito sequestro do papa Bonifácio VIII

O fatídico episódio ocorreu em 1303 a mando do rei da França Filipe IV

Victória Gearini Publicado em 12/04/2020, às 13h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do papa Bonifácio VIII - Wikimedia Commons
Retrato do papa Bonifácio VIII - Wikimedia Commons

Com sede de poder, o rei Filipe IV, da França, mandou seus soldados sequestrarem o papa Bonifácio VIII. O fatídico episódio aconteceu em 1303, logo após serem geradas inúmeras acusações falsas contra o sacerdote, que nem mesmo após sua morte teve sossego. 

Nascido em 1268, o rei Filipe IV era conhecido por ser extremamente bonito, no entanto, era ganancioso e acreditava que o seu poder lhe havia sido dado por direito divino. Já o papa Bonifácio VIII, provindo de uma família italiana nobre, nasceu em 1235, como Benedetto Caetani, e chegou ao poder da Igreja em 1294. Assim como seus antecessores, o sacerdote acreditava ser autoridade suprema, o que mais tarde gerou conflito com o rei Filipe IV. 

Em 1296, dois anos após Bonifácio assumir o comando da Igreja, ele assinou um decreto que proibia os reis de tributarem o clero sem o consentimento do papa. Tal fato desagradou Filipe, que constantemente usufruía do dinheiro cardeal. 

Retrato do Filipe IV / Crédito: Divulgação / Youtube 

No entanto, o conflito se estabeleceu em 1301, quando o rei francês mandou prender um bispo sob acusações falsas e sem motivos legais aparentes. Bonifácio condenou a atitude de Filipe e emitiu um comunicado exigindo a libertação do membro de sua comunidade religiosa. 

Sentindo-se ameaçado pelo o papa, o rei convocou uma assembléia chamada Estates General, durante a primavera de 1303. O objetivo era desqualificar Bonifácio, alegando que esta autoridade religiosa não estava apta a assumir o cargo. Para comprovar suas acusações, Filipe inventou que o papa cometia heresia, blasfêmia, sodomia e feitiçaria.

Sem resultado, o rei ganancioso mandou o general William de Nogaret sequestrar Bonifácio. Apoiado por Sciarra Colonna — poderoso romano que havia perdido suas terras para a Igreja — Filipe colocou seu plano em ação. 

Ilustração do papa Bonifácio VIII / Crédito: Wikimedia Commons

Em setembro de 1303, os oficiais chegaram a cidade de Anagni, na Itália, onde o papa estava hospedado. Bonifácio tentou negociar com Filipe e Colonna, mas o romano queria que ele renunciasse ao papado — pedido que não foi aceito pelo o religioso. 

Furiosos, Colonna e Nogaret invadiram a residência que o papa estava e o mantiveram prisioneiro durante três dias, enquanto saqueavam seu palácio e decidiam se iriam matá-lo ou não. Logo, a notícia de seu sequestro tomou conta das ruas de Roma, e a escolta militar do papa interveio, levando-o de volta para o Vaticano.

Um mês depois, Bonifácio VIII morreu em decorrência de problemas de saúde e seu corpo foi colocado dentro de uma tumba. No entanto, a história não termina aqui, pois Filipe era tão fissurado pelo seu rival, que tentou atear fogo em seus ossos. Graças à intervenção de outros líderes, o rei não cumpriu seu desejo e hoje em dia Bonifácio descansa nas Grutas do Vaticano da Basílica de São Pedro, em Roma.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

História da Reforma: Um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo em uma narrativa clara e envolvente, Carter Lindberg (e-book) - https://amzn.to/32Iuafx

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, Thomas E. Woods Jr (2008) - https://amzn.to/33MHG2Z

As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica: A verdade por trás das cruzadas, da inquisição e muito mais, Alexandre Varela, Viviane Varela (2018) - https://amzn.to/32K9aoQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W