Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Crimes

Keith Raniere: o sádico líder da seita sexual NXIVM

Acusado de abusos sexuais, o executivo marcava suas vítimas com as iniciais de seu nome

Victória Gearini Publicado em 12/04/2020, às 22h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Keith Raniere com mulheres membros do NXIVM - Divulgação / Youtube
Keith Raniere com mulheres membros do NXIVM - Divulgação / Youtube

Keith Raniere, mais conhecido com Vanguard, foi o fundador da NXIVM, uma seita sexual disfarçada de marketing multinível. Sediada em Albany, Nova York, a organização ficou famosa por recrutar diversas personalidades da mídia. No entanto, em 2018, um escândalo sexual envolvendo Raniere levou a sua prisão

Nascido em 26 de agosto de 1960, Keith Raniere era extremamente inteligente e, quando jovem, dedicou-se aos estudos. Já na fase adulta, ao longo de sua carreira como executivo, Raniere adquiriu fama e prestígio, o que lhe permitiu atrair suas vítimas. Durante a década de 90, o empresário esteve casado com Toni Natalie, que lhe apresentou Nancy Salzman, uma especialista em hipnotismo e programação neurolinguística. 

Em 1998, Raniere, em parceria com Salzman, fundou  a Executive Success Programs, que mais tarde foi chamada de NXIVM. A empresa, voltada para o desenvolvimento pessoal, tinha como principal referência os estudos do autor russo Ayn Rand. Pouco tempo depois, Natalie e Raniere se separaram, anos mais tarde, sua ex-mulher alegou ter sido vítima de abusos cometidos pelo o companheiro.

Keith Raniere com mulheres vítimas de sua seita / Crédito: Divulgação / Youtube

Autointitulado como Vanguard, o líder da seita mantinha, ainda, relações sexuais com Gina Hutchinson, desde 1984, quando a garota tinha apenas 15 anos de idade e ele 24 anos. Em agosto de 2002, Gina passou a frequentar o NXIVM, mas pouco tempo depois, em outubro do mesmo ano, a jovem foi encontrada morta com um tiro na cabeça. Na época, a causa de sua morte foi tida como suicídio. 

Um mês após o trágico episódio, a consultora ambiental Kristin Marie Snyder, de 35 anos, desapareceu misteriosamente depois de se inscrever em um dos cursos da seita. Segundo o namorado da vítima, ela teria sido orientada a cometer suicídio e foi vista pela última vez saindo do NXIVM. Seu corpo nunca foi localizado. 

Após o caso, a Forbes fez uma matéria sobre a vida de Keith Raniere, questionando os métodos utilizados pelo o empresário para orientar os membros de sua suposta empresa de marketing multinível. Segundo a revista, o Vanguard não era transparente com o que acontecia dentro da organização.

Marca feita em vítimas com as iniciais do nome de Keith Raniere / Crédito: Wikimedia Commons

Em junho de 2017, Frank Parlato denunciou Keith Raniere por manter escravas sexuais dentro do NXIVM. Segundo o delator, dentro da organização havia uma irmandade secreta chamada DOS, onde diversas mulheres eram marcadas — por meio de ferro quente — com as iniciais do nome do líder da seita. Em outubro do mesmo ano, o The New York Times afirmou que as escravas sexuais eram obrigadas a fornecer fotos nuas. 

Após as denúncias, o Vanguard fugiu para o México, junto de outros membros da comunidade, até que março de 2018 foi identificado e preso pelas autoridades mexicanas. Em 19 de junho de 2019, o executivo foi condenado por exploração sexual de criança, pornografia infantil, tráfico sexual, estupro e conspirações. Outros integrantes do NXIVM foram presos, entre eles a atriz Allison Mack, famosa por estrelar a série estadunidense Smallville. 


+AH: 10 declarações chocantes de serial killers


+Saiba mais sobre crimes por meio das obras disponíveis na Amazon:

The Telephone Murder: The Mysterious Death of Julia Wallace, Ronald Bartle (2018) - https://amzn.to/2wc0vkN

The Killing of Julia Wallace, John Gannon (2013) - https://amzn.to/39F9Pv5

A Anatomia da Violência: As Raízes Biológicas da Criminalidade, Adrian Raine (2015) - https://amzn.to/2X8dLlC 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W