Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Romance histórico denuncia os horrores da Guerra do Paraguai

Apesar da Guerra, de Lya Galavote reconstrói cenário político e social do século 19, por meio de personagens fictícios

Victória Gearini Publicado em 10/12/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra Apesar da Guerra: Um romance de época que se passa no Brasil, de Lya Galavote - Editora Galavote
Capa da obra Apesar da Guerra: Um romance de época que se passa no Brasil, de Lya Galavote - Editora Galavote

Ocorrida entre 1864 a 1870, a Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado da América do Sul, em que o Brasil teve participação ativa no desfecho. Escrito pela professora Lya Galavote, o romance Apesar da Guerra retrata este período e explica como impactou diretamente a vida dos personagens.

A trama se passa no município gaúcho de Uruguaiana e conta a história de Manuela, que viu seu irmão morrer ao tentar protegê-la de bandidos paraguaios, um ano após o desparecimento de seu pai que lutava na guerra. A jovem prometeu para si mesma nunca mais reconstituir uma família, até que conhece Bento, um rapaz que acaba de servir ao exército brasileiro.

Ilustração da Guerra do Paraguai / Crédito: Wikimedia Commons

Este romance, ambientado no fim do século 19, mostra como os personagens tiveram suas vidas transformadas por conta da Guerra do Paraguai. A autora explora, ainda, os costumes e tradições da época, revelando uma pesquisa histórica detalhada.

“Foi por ele que eu resolvi que nunca me casaria. Ver o sofrimento de minha mãe no leito de morte do meu irmão partiu meu coração em pedaços irreparáveis. Sem a presença de meu pai, no momento mais triste de sua vida. Não quero ter uma família e perdê-la para o mundo, para a guerra. (...) E foi essa decisão que tomei no leito de morte do meu irmão Joaquim. Nunca vou me casar. Nunca”, trecho retirado da obra Apesar da Guerra.

Crédito: Editora Galavote

Lançada pela Editora Galavote e disponível na plataforma Amazon digital, a obra Apesar da Guerra denuncia os horrores da Guerra do Paraguai e explica como este conflito afetou a vida das pessoas. Além disso, é uma obra sobre superação, esperança e força.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Lya Galavote:

1. Apesar da Guerra: Um romance de época que se passa no Brasil, de Lya Galavote - https://amzn.to/2sWZhaV

2. Foi um erro: Quando o amor supera qualquer mágoa, de Lya Galavote - https://amzn.to/2P3dz2v

3. O som do Fogo: Três pessoas com o futuro transformado pela música, de Lya Galavote - https://amzn.to/36mRdPs

4. Sem te conhecer: O destino une. O tempo não separa, de Lya Galavote - https://amzn.to/2Ywgvru

5. Conectado com você: Quando um minuto vale mais que uma vida, de Lya Galavote - https://amzn.to/2qAh9HR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.