Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Religião

Os controversos e obscuros legados do Papa Francisco e Bento XVI

Biografia inspirada no filme Dois Papas revela lado B dos sacerdotes

Victória Gearini Publicado em 11/02/2020, às 22h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa Divulgação / Netflix - Divulgação / Netflix
Imagem meramente ilustrativa Divulgação / Netflix - Divulgação / Netflix

Com três indicações ao Oscar, o filme Dois Papas, produzido pela Netflix, recebeu, ainda, uma adaptação escrita, onde o roteirista Anthony McCarten compilou todas as informações apuradas para a produção cinematográfica da plataforma de streaming.

A biografia do Papa Francisco e do Bento XVI retrata as contradições envolvendo os dois católicos. Segundo Anthony McCarten, Bento XVI teria relevado denúncias de abusos sexuais envolvendo um padre da Igreja Católica. Já Francisco, teria contribuído com a ditadura militar argentina.

Bento XVI / Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com McCarten, o atual papa participou do sequestro de dois jesuítas, além de saber das práticas de torturas contra recém-nascidos. No filme, ele não explora a fundo este lado, pois segundo ele, há certos limites de filmagem, fato que aborda na biografia.

Sua inspiração e desejo de investigar os papas mais conhecidos da História surgiu durante uma missa realizada pelo cardeal Franciso, em 2013. Em um primeiro momento, o roteirista quis criar uma obra voltada para a renúncia de Bento XVI. No entanto, ao investigar a fundo a Igreja Católica, decidiu expor as atitudes controversas envolvendo os dois sacerdotes.

Papa Francisco / Crédito: Wikimedia Commons

Criticado pelo clero, McCarten parece não se incomodar com as falsas acusações e represálias. Segundo o autor, sua obra instiga as pessoas a conhecerem um lado obscuro da religião. Além disso, expõe de forma simples e didática as fortes personalidades dessas duas figuras religiosas.  


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

Dois Papas: Francisco, Bento e a decisão que abalou o mundo, de Anthony McCarten (2019) - https://amzn.to/38kjgAk

Quem sou eu para julgar? de Papa Francisco (2017) - https://amzn.to/3bECLFU

Devocional com Papa Francisco, de Papa Francisco e Jorge Mario (2016) - https://amzn.to/2vlohdo

Bento XVI - O Último, de Joseph Ratzinger e Peter Seewald (2017) - https://amzn.to/3bqF5QN

Os arquivos secretos do Vaticano: Da inquisição à renúncia de Bento XVI, os mistérios e os segredos trancados no maior acervo religioso do mundo, de Sérgio Pereira Couto (2013) - https://amzn.to/2HdAPG6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.