Vitrine » Saúde

Obra inédita revela como a Ciência controlou a Gripe Espanhola, a pandemia mais mortífera do mundo

A Grande Gripe, do escritor John M. Barry já está em pré-venda no Brasil pela Amazon

Victória Gearini Publicado em 07/05/2020, às 18h49

Enfermeira e paciente infectado, durante surto da gripe espanhola
Enfermeira e paciente infectado, durante surto da gripe espanhola - Wikimedia Commons

Em 1918, um novo vírus letal, até então manifestado apenas em aves, passou a assolar a sociedade. Com pouco mais de um ano do primeiro caso confirmado, a Gripe Espanhola já havia matado mais de 100 mil pessoas, entrando para a História da humanidade como a primeira grande pandemia a confrontar a Ciência.

A obra A Grande Gripe, do escritor norte-americano John M. Barry, conta a origem deste surto, que teria começado em uma unidade militar do Kansas, nos Estados Unidos. Em pouco tempo, o vírus se alastrou entre as tropas americanas, se espalhando para o resto do mundo durante a Primeira Guerra Mundial. 

O que poucas pessoas sabem é que o vírus causador da Gripe Espanhola matou mais pessoas em dois anos do que a Aids em 24 anos. Além disso, dizimou mais habitantes da Terra em um ano do que a peste negra ao longo de um século.

Obra A Grande Gripe (2020) / Crédito: Divulgação / Amazon

 

De acordo com Barry, esta foi a primeira grande pandemia a desafiar a comunidade científica, uma vez que a mobilizou a correr contra o tempo para encontrar uma cura. No entanto, foi durante as incansáveis pesquisas que os cientistas chegaram a uma das maiores descobertas do século 20.

Premiado pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos, este best-seller internacional trata, ainda, de um grande relato sobre poder, política e guerra, buscando conscientizar a sociedade sobre as constantes ameaças e vulnerabilidade que estamos expostos a novas pandemias. Ainda de acordo com o autor, a melhor arma contra um vírus letal é seguir a Ciência, pois a informação é o que nos salva. 

Lançada pela Editora Intrínseca e inédita no Brasil, A Grande Gripe tem data prevista de lançamento para o dia 18 de maio, mas para quem deseja garantir a sua edição, já é possível encontrá-la em pré-venda na Amazon. Clique aqui!


+Saiba mais sobre esta e outras obras de John M. Barry por meio da Amazon:

A Grande Gripe: A História Da Gripe Espanhola, A Pandemia Mais Mortal De Todos Os Tempos, de John M. Barry (2020) - https://amzn.to/2Lb632E

The Great Influenza: The Story of the Deadliest Pandemic in History (Edição Inglês) eBook Kindle, de John M. Barry (2005) - https://amzn.to/2yBeH85

Power Plays: Politics, Football, and Other Blood Sports (Edição Inglês) eBook Kindle, de John M. Barry (2001) - https://amzn.to/2zkRd70

Rising Tide: The Great Mississippi Flood of 1927 and How It Changed America (Edição Inglês) eBook Kindle, de John M. Barry (2007) - https://amzn.to/3bc3p7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W