Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Crimes

De astro religioso a abusador sexual: as sádicas sessões espíritas de João de Deus

Obra A casa - A História da Seita de João de Deus, será lançada em abril deste ano e contará em detalhes os relatos das vítimas

Victória Gearini Publicado em 17/02/2020, às 21h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João de Deus - Divulgação
João de Deus - Divulgação

João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, foi um líder religioso que ficou popular no Brasil após realizar sessões espíritas, atraindo, inclusive, diversas personalidades da mídia. No entanto, em dezembro de 2019, foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão em regime fechado por causa de quatro abusos sexuais.

Com o intuito de analisar a influência da religião e relatar os abusos sexuais cometidos pelo médium, a Editora Todavia irá lançar a obra A casa - A História da Seita de João de Deus, em abril deste ano. O livro relata a história de diversas vítimas do ex-líder religioso e apresenta informações detalhadas dos inquéritos.

A promotora Cristiane Marques de Santos é uma das personagens centrais da narrativa, uma vez que, foi a primeira autoridade a duvidar e a recorrer contra João de Deus. A primeira denúncia foi realizada em 2012, por uma jovem de 16 anos. O documento dizia que a vítima foi levada até a sala de João de Deus, onde foi abusada sob a justificativa que "estaria sendo curada pelo espírito santo". O ato teria ocorrido em 2008.

“Com o fito de satisfazer sua lascívia, o denunciado acariciou os seios, barriga, nádegas e virilha da vítima. Não satisfeito, o denunciado segurou a mão da vítima, por cima da roupa, sobre seu órgão genital e começou a movimentá-la para cima e para baixo em movimentos constantes, enquanto afirmava que ela estava recebendo ‘o espírito’ e que iria ser curada”, trecho retirado do inquérito de 2012 contra João de Deus.

Após inúmeras denúncias de violência sexual, o agressor foi preso em 2018, e condenado em dezembro de 2019. Aos 78 anos e sentenciado também por posse ilegal de armas de foto, João de Deus nega ter cometido todos esses crimes.

O réu está sendo investigado, ainda, por outras 12 acusações. Mais de 80 mulheres foram violentadas pelo médium e foram citadas no processo como testemunhas, pois os crimes já haviam prescrevido. No entanto, estima-se que este número seja muito maior, segundo apontam as pesquisas feitas pelo escritor.


+Saiba mais sobre outras obras relacionadas ao tema:

João de Deus, de Maria Helena P.T. Machado (2016) - https://amzn.to/39GLJ3p

Sua santidade: As cartas secretas de Bento XVI, de Gianluigi Nuzzi (2012) - https://amzn.to/2uRawTC

Eunucos pelo reino de Deus: Igreja católica e sexualidade – de Jesus a Bento XVI, de Uta Ranke-Heinemann (2019) - https://amzn.to/324bsQT

As grandes mentiras sobre a Igreja Católica, de Alexandre Varela e Viviane Varela (2016) - https://amzn.to/2wiai8q

Os Pecados do Vaticano: Soberba, avareza, luxúria, pedofilia: os escândalos e os segredos da Igreja Católica, de Claudio Rendina (2017) - https://amzn.to/322AcJ5

Sem medo de falar, de Marcelo Ribeiro (2014) - https://amzn.to/2P1FFuK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.