Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

1,5 milhões de anos: livro inédito aborda a evolução da linguagem

Criada pelo Homo erectus, a comunicação oral é considerada a maior invenção da humanidade

Victória Gearini Publicado em 22/10/2019, às 16h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Homo erectus - Wikimedia Commons
Retrato de Homo erectus - Wikimedia Commons

O escritor Daniel L. Everett aborda em seu livro, Linguagem: A História da Maior Invenção da Humanidade, a evolução da comunicação oral entre os povos. Inventada pelo Homo erectus há mais de 1,5 milhão de anos, esta é a principal característica que difere o ser humano de outros animais.

[Colocar ALT]
Crédito: Editora Contexto

A obra publicada pela Editora Contexto narra a maior invenção da humanidade, isto é, a linguagem. Para o linguista norte-americano e autor do livro, Daniel L. Everett os seres humanos adquiriram, conforme os anos, a forma de comunicação mais avançada e eficaz entre os outros seres vivos.

Para construir a narrativa, foram utilizadas pesquisas de diversas áreas para investigar as primeiras tentativas de comunicação dos hominídeos, traçando um paralelo com as mais de 7 mil línguas que existem atualmente.

O autor estuda ainda línguas indígenas brasileiras e a evolução da linguagem ao longo de milhares de anos.

A escritora renomada, Melissa Dahl disse ao New York Times Book Review que o texto de Everett é ambicioso, à medida que se trata de uma grande fonte de pesquisa. “O tom amigável de Everett e, especialmente, suas anedotas cativantes relacionadas à sua pesquisa de campo nas florestas tropicais amazônicas vão auxiliar o leitor iniciante no assunto a avançar na leitura. Ao final, é compensador conhecer a visão do autor sobre a invenção coletiva mais impressionante da humanidade”, disse.

Para o especialista de Havard, Edward O. Wilson, a obra é rica em detalhes históricos. “Poucos livros sobre a origem cultural e biológica da humanidade podem ser classificados como clássicos. Acredito que este seja um deles”, disse.  


Conheça esta e outra obra de Daniel L. Everett:

Linguagem: a história da maior invenção da humanidade (2019) - https://amzn.to/2JdncIy

Don't Sleep, There Are Snakes: Life and Language in the Amazonian Jungle (2009) - https://amzn.to/35PDKQu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.