Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Livro exclusivo conta a verdadeira história de Maria Bonita

Lampião e o nascimento de Maria Bonita, de Voldi de Moura Ribeiro desmitifica conhecimentos populares sobre a primeira mulher cangaceira

Victória Gearini Publicado em 02/12/2019, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Maria Bonita - Wikimedia Commons
Retrato de Maria Bonita - Wikimedia Commons

Lançado na última sexta-feira, 29, em Recife, o livro Lampião e o nascimento de Maria Bonita, de Voldi de Moura Ribeiro, retrata a trajetória de umas das figuras históricas mais representativas da cultura nordestina e desmitifica alguns conhecimentos populares sobre Maria Bonita.

[Colocar ALT]
Maria Bonita e Lampião / Crédito: Wikimedia Commons

Publicada pela Editora Oxente, a obra do pesquisador e sociólogo Voldi de Moura Ribeiro desvenda as origens da cangaceira feminina Maria Gomes de Oliveira — nome de batismo de Maria Bonita. Em 195 páginas, o autor apresenta toda sua pesquisa realizada por meio de registros das paróquias de São João Batista de Jeremoabo-BA e de Santo Antônio da Glória-BA.

Segundo o autor, Maria Bonita teria nascido no dia 17 de janeiro de 1910 e não no dia 8 de maio de 1911, como aponta alguns livros de História. "Em setembro de 2011 dei publicidade aos quase 370 pesquisadores que participavam do Cariri Cangaço, e, na sua maioria, aceitaram a nova datação encontrada por mim", disse Ribeiro ao portal Diário de Pernambuco.

A obra é rica em informações históricas e geográficas do Sertão do São Francisco, na Bahia. Para analisar a vida de Maria Bonita, o autor traçou uma árvore genealógica a partir de seus pais, José Gomes de Oliveira (Zé de Felipe) e de Maria Joaquina da Conceição (Dona Déa) até a sua morte.

Por fim, Ribeiro agregou a sua narrativa três artigos do padre Celso Anunciação, um de Frederico Pernambucano de Mello e outro de Luiz Rubem de Alcântara Bonfim. Além disso, apresenta fotografias inéditas de Maria Bonita, feitas por Bejamim Abraão Calil Botto, em 1936, e colorizadas pelo artista Rubens Antônio.


+Saiba mais sobre outras obras de Maria Bonita, com descontos: 

1. Maria Bonita: Sexo, violência e mulheres no cangaço, de Adriana Negreiros (2018) - https://amzn.to/2Le5gP9

2. Lampião e Maria Bonita: Uma história de amor e balas, de Wagner Barreira (2018) - https://amzn.to/35TOk8d

3. Os últimos dias de Lampião e Maria Bonita, de Victoria Shorr (2018) - https://amzn.to/2DA5zj0

4. Apagando o Lampião: Vida e morte do rei do cangaço, de Frederico Pernambucano de Mello (2019) - https://amzn.to/2PbZ4bE

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a Cyber Monday no site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.