Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Manual do Guerrilheiro e vida íntima: a ilustre biografia sobre Carlos Marighella

Publicada em 2012, a obra escrita pelo jornalista Mário Magalhães apresenta detalhes sobre a trajetória do inimigo N° 1 da ditadura militar

Victória Gearini Publicado em 11/03/2022, às 16h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Marighella - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, via Wikimedia Commons
Retrato de Marighella - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, via Wikimedia Commons

Carlos Marighella (1911-1969) foi um revolucionário comunista e fundador da Ação Libertadora Nacional, maior grupo da luta armada contra o regime militar no Brasil (1964-1985).

A biografia de Marighella, escrita por Mário Magalhães e publicada em 2012, é um dos documentos mais completos sobre a trajetória e pensamentos do inimigo número um dos militares.

[Colocar ALT]
Crédito: Companhia das Letras

Nascido em Salvador (BA), o militante também tinha sonhos, ambições e um jeito muito brincalhão, de acordo com amigos e parentes mais próximos. A obra do jornalista Mário Magalhães apresenta justamente esse outro lado do guerrilheiro.

O autor reconstitui com realismo suas passagens pela prisão, resistência à tortura, operações de espionagem durante a Guerra Fria e detalhes da luta armada. Além disso, mostra questões pessoais e momentos descontraídos de Marighella, como seus poemas de amor e sua célebre prova de física que foi respondida em formato de versos na época do colégio.

Vale ressaltar que a obra de Mário Magalhães não despreza o Minimanual do Guerrilheiro Urbano, escrito por Marighella. Este manual foi traduzido para diversos idiomas e é considerado um dos clássicos da literatura do combate político — o que o concedeu o título de inimigo da ditadura militar.

Morto em 4 de novembro de 1969 durante uma emboscada planejada pelos militares, Marighella ficou conhecido como um dos maiores militantes comunistas da História. Em geral, a biografia aborda informações inéditas sobre sua trajetória, além de apresentar o cenário sócio-político do período em que viveu.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Mário Magalhães através da Amazon:

Marighella, de Mário Magalhães (2012) - https://amzn.to/2rMkGmP

Sobre lutas e lágrimas: Uma biografia de 2018, de Mário Magalhães (2019) - https://amzn.to/2OeVI70

Os aviões ficaram no chão: Parte integrante do livro "Marighella", de Mário Magalhães (2014) - https://amzn.to/2O85yrm

Design Inteligente. A Metodologia De Convergência, de Mário Magalhães (2014) - https://amzn.to/2OaNYmB

O Narcotráfico, de Mário Magalhães (2000) - https://amzn.to/377CV6o

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W