Vitrine » Literatura

Livro de Marc Bloch explica a origem de imagens endeusadas de monarcas antigos

Disponível na Amazon, Os Reis Taumaturgos retrata a relação entre o poder e a submissão

Victória Gearini Publicado em 12/05/2020, às 19h11

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

O renomado historiador francês Marc Bloch (1886 -1944) foi o responsável por inovar a forma de contar histórias durante o século 20. Criador da Escola de Annales — movimento sobre estudos historiográficos — Bloch escreveu, ainda, a obra memorável Os Reis Taumaturgos, na qual redefiniu pesquisas sobre a sociedade monarca.

[Colocar ALT]
Os Reis Taumaturgos (2020) / Crédito: Divulgação / Amazon

Marc Bloch cursou a Escola Normal Superior de Paris e, posteriormente, tornou-se professor de História Medieval. Como fundador da Escola de Annales, ganhou prestígio e fama, pois incorporou métodos das Ciências Sociais aos estudos de História. Mais tarde, em 1929, fundou a Revista de Annales, mas por ser judeu acabou sendo morto, em 1944, pelos nazistas. 

Como forma de homenagear a memória de Bloch, a editora dos clássicos, Edipro, lançou em abril desse ano a obra Os Reis Taumaturgos, escrita pelo historiador. Por meio de uma escrita e ótica inovadora, este livro desmistifica a crença popular de que os reis eram capazes de operar milagres.

“Com Os Reis Taumaturgos, Bloch se propõe a construir a história de um milagre e, mais do que isso, da crença nesse milagre. Entra, assim, no campo durkheimiano das representações coletivas, isto é, das ideias, crenças e valores elaborados por uma coletividade”, prefácio escritor por Laurent de Saes. 

Com notas do autor e ilustrações originais, o livro atemporal mostra como estes mitos não são muito diferentes de algumas realidades atuais, uma vez que ainda existem pessoas poderosas que são vistas como mentoras da salvação. A partir de uma análise da história política, atrelada a psicologia e a mentalidade popular, Bloch avaliou a relação entre o poder e a submissão. 

Nesta narrativa eletrizante, Bloch ilustra, ainda, as vantagens daqueles que eram denominados como taumaturgos, isto é, curandeiros. Segundo o escritor, um dos maiores benefícios era o poder de influenciar a sociedade, de modo que sempre estivessem intactos a possíveis revoltas e revoluções populares.

Em Os Reis Taumaturgos, o autor analisa em específico a sociedade francesa e britânica. Segundo sua pesquisa, as crenças nessas nações se alimentaram do poder, fazendo com que os governos não tomassem medidas por questões estatais, mas sim a partir das crenças e hábitos sociais.


+Saiba mais sobre as obras de Marc Bloch disponíveis na Amazon: 

Os Reis Taumaturgos: Estudo sobre o caráter sobrenatural do poder régio na França e na Inglaterra, de Marc Bloch (2020) - https://amzn.to/2Wtf2D4

A Sociedade Feudal, de Marc Bloch (2016) - https://amzn.to/3dCn564

Apologia da história: Ou o ofício do historiador, de Marc Bloch (2002) - https://amzn.to/2AnADUO

Apologie pour l'histoire ou Métier d'historien (Edição Francesa) eBook Kindle, de Marc Bloch - https://amzn.to/3dFMZWF

Strange Defeat (Edição Inglês) eBook Kindle, de Marc Bloch (2018) - https://amzn.to/3dDkGId

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W