Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

A Rainha do Ignoto, de 1899 critica a intolerância religiosa e opressão às mulheres

Considerado o primeiro romance de realismo fantástico brasileiro, a obra de Emília Freitas foi relançada pela Editora 106

Victória Gearini Publicado em 04/11/2019, às 16h25 - Atualizado em 21/01/2022, às 13h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas - Editora 106
A Rainha do Ignoto, de Emília Freitas - Editora 106

A obra "A Rainha do Ignoto", de Emília Freitas constrói uma sociedade utópica em que as mulheres dominam a tecnologia, possuem habilidades sobrenaturais, e conseguem combater o machismo e patriarcado.

A narrativa foi escrita originalmente no fim do século 19 pela escritora Emília Freitas, cearense e feminista. Publicada pela primeira vez em 1899, a obra critica ainda a intolerância religiosa, a tortura, a arrogância da elite e a opressão às mulheres.

Crédito: Divulgação / Editora 106
Crédito: Divulgação / Editora 106

O livro é considerado o primeiro texto de realismo fantástico brasileiro, que envolve dos mitos ao imaginário, do espiritismo à parapsicologia. A história se passa principalmente no Ceará, onde as Paladinas do Nevoeiro formam uma sociedade autônoma e desenvolvida. Elas usam seus poderes sobrenaturais para se comunicar com o além e assim identificar mulheres doentes, em desespero ou oprimidas por homens. Esta sociedade usa deste método para ajudar outras pessoas.

“Nem o senhor nem ninguém, sem a precisa explicação, poderia acre­ditar que existisse uma ilha nas condições desta, tão próxima da costa, e que nunca navegante algum de nação alguma da terra desse notícia dela. Pois bem, é o hipnotismo que lhes fecha os olhos para tudo, mas os abre para ver um denso nevoeiro! Montões de vapores convertidos em tromba, muitas vezes carregada de raios!”, trecho retirado do livro A Rainha do Ignoto.

O vanguardismo está presente em toda a obra, que volta em 2019 em novo formato, revisado e atualizado pela Editora 106. Além disso, há a adição de um prefácio e notas explicativas da professora e pesquisadora Constância Lima Duarte.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Emília Freitas:

A Rainha Do Ignoto, de Emília Freitas(2019) - https://amzn.to/34rEeLc

Sobrevivências. No Início da Docência, de Emília Freitas (2006) - https://amzn.to/2WF5Aef

A Rainha Do Ignoto (Kindle), de Emília Freitas (2019) - https://amzn.to/2WFneyi

Mulheres Brasileiras: (Contos Clássicos), de Emília Freitas e outros autores (2020) - https://amzn.to/3qNgVJG

 Rainha do Ignoto: Romance Psicológico, de Emília Freitas - https://amzn.to/2WFNAQI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W