Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Comunismo

Obra "Quem Matou Kirov?", de Amy Knight investiga Stalin pelo assassinato de amigo

Morte de Serguei Kirov deu início a diversos acontecimentos históricos que influenciaram a sociedade até os dias atuais

Victória Gearini Publicado em 01/12/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Serguei Kirov e Stalin - Wikimedia Commons
Serguei Kirov e Stalin - Wikimedia Commons

Serguei Kirov foi um dos principais líderes da facção Bolchevique, quando ainda estava no começo. Devido sua grande popularidade, foi assassinado no dia 1 de dezembro de 1934, data que iniciou o Grande Expurgo. A obra Quem Matou Kirov?, de Amy Knight investiga a fundo um dos maiores assassinatos da História.

Nascido no dia 27 de março de 1886, Serguei Kirov entrou para o Partido Operário Social-Democrata Russo aos 18 anos. Após o falecimento de Lenin, Kirov passou a apoiar Stalin, se tornando grande amigo do ex-líder soviético.

[Colocar ALT]
Funeral de Serguei Kirov, assassinado dia 1 de dezembro de 1934 / Crédito: Wikimedia Commons

Durante 30 anos o ex-chefe do partido teve maior autonomia na administração de suas tarefas no Leningrado, fator que demonstrou uma ameaça a Stalin. Em 1 de dezembro de 1934, Kirov foi assassinado, o que deu início ao Grande Expurgo — período sangrento de perseguição a opositores de Stalin.

A pesquisadora do Instituto de Estudos Europeus e Russos, da Universidade George Washington, Amy Knight lançou pela Editora Record, em 2011, a obra Quem Matou Kirov?, em que investiga as motivações deste crime.

Segundo a autora, Kirov era um grande líder carismático e popular, sendo considerado por muitos como a única ameaça ao poder de Stalin. Para investigar seu assassinato, Knight teve acesso aos arquivos russos, que lhe permitiram reconstruir este crime.

A obra reflete ainda os possíveis impactos deste caso sobre a História. Para a escritora, o homicídio de Serguei Kirov foi o responsável por diversos acontecimentos históricos, que influenciaram a sociedade para os dias atuais.


+Saiba mais sobre esta obra e outras opções que envolvem Stalin também:

1. Quem Matou Kirov?, de Amy Knight (2001) - https://amzn.to/37UsmnB

2. Stalin, de Simon Sebag Montefiore (2006) - https://amzn.to/34CVHRf

3. Stalin - Boxe, Dmitri Volkogonov (2017) - https://amzn.to/2rJnzVk

4. Stálin: Nova biografia de um ditador, de Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2LbJISW

5. Stálin - Volume 1: Paradoxos do poder, 1878-1928, de Stephen Kotkin (2017) - https://amzn.to/2OBte90

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.