Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Europa

Livro inédito analisa noticiários sobre crimes ocorridos na Bellé Époque

A Tinta e o Sangue: Narrativas Sobre Crimes e Sociedade na Belle Époque, de Dominique Kalifa investiga as crônicas criminais e seus efeitos sobre a população parisiense

Victória Gearini Publicado em 11/11/2019, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do livro A Tinta e o Sangue, de Dominique Kalifa - Wikimedia Commons
Capa do livro A Tinta e o Sangue, de Dominique Kalifa - Wikimedia Commons

A obra inédita A Tinta e o Sangue: Narrativas Sobre Crimes e Sociedade na Belle Époque, do historiador francês Dominique Kalifa, retrata o fenômeno das faits divers — em francês, fatos diversos — que misturavam ficção literária com jornalismo.

Lançada este ano, pela Editora UNESP, o escritor examina noticiários sobre crimes que aconteceram neste período. Além disso, investiga crônicas criminais de jornais durante a Belle Époque, e seus impactos sociais sobre o imaginário da população. Neste período os romances policiais e os filmes de detetive atraiam muito a atenção do público, sendo bem lucrativo.

A pesquisadora da UNESP, Valéria Guimarães diz que os faits divers muitas vezes usavam recursos ficcionais nas notícias, por isso muitas tinham teor sensacionalista. “Os faits divers podem ser definidos como relatos do cotidiano sem grande importância que povoaram jornais e revistas francesas desde meados do século 19 com crimes sangrentos, tragédias da cidade e todo tipo de prodígio”.

[Colocar ALT]
Editora UNESP

Pensando nesse cenário, o título da obra de Dominique Kalifa é uma inspiração da crônica de Émile Zola, de 1882. O escritor apresenta uma visão renovada e inédita da história da imprensa.

“Ele ultrapassa os limites das relações entre social e cultural quando percebe que os vínculos entre o real e sua representação são complexos, e oferece ao leitor um estudo rico em questões que abolem as categorias tradicionais de alta e baixa cultura, colocando este livro entre as obras que apontaram novos e importantes caminhos para a história cultural”, pontua Valéria Guimarães.


Saiba mais sobre esta e outras obras de Dominique Kalifa: 

1. A Tinta E O Sangue. Narrativas Sobre Crimes E Sociedade Na Belle Époque, de Dominique Kalifa (2019) - https://amzn.to/33z3n6C

2. Os Bas-Fonds. História de Um Imaginário, de Dominique Kalifa (2017) - https://amzn.to/2Cwilyo

3. Vice, Crime, and Poverty: How the Western Imagination Invented the Underworld (English Edition), de Dominique Kalifa (2019) - https://amzn.to/2X5DngP

4. Histoire des détectives privés en France (1832-1942), de Dominique Kalifa (2007) - https://amzn.to/2qEeexJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.