Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Mary Beatrice, a mulher negra que criou o absorvente

A emocionante história da mulher que enfrentou o racismo e machismo do século 20

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 07/04/2021, às 19h00 - Atualizado em 04/04/2022, às 09h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mary Beatrice, inventora do absorvente - Divulgação / Youtube / ONYX ZONE
Mary Beatrice, inventora do absorvente - Divulgação / Youtube / ONYX ZONE

Ao longo da História, diversas pessoas negras foram esquecidas ou silenciadas, como foi o caso de Mary Beatrice, mulher negra responsável por criar o absorvente.

Invenção de Mary Beatrice / Crédito: Divulgação / Youtube / ONYX ZONE

Durante uma pesquisa minuciosa, a biógrafa Zing Tsjeng identificou diversas incoerências históricas em múltiplas invenções e concluiu que várias delas foram atribuídas à homens, em sua maioria, brancos.

Mary Beatrice Davidson Kenner, por sua vez, nasceu em 1912, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Sua família foi responsável por diversas criações que impactaram a humanidade, como seu avô materno, que inventou o sinal de luzes tricolor — utilizado para guiar trens. Além disso, sua irmã, Mildred Davidson, patenteou o jogo de tabuleiro.

Inteligente e criativa, Mary Beatrice seguiu os passos da família. A inventora passava horas acordada durante a madrugada construindo objetos. Sua genialidade lhe rendeu uma vaga na renomada Universidade de Howard, em 1931. Contudo, infelizmente, em decorrência de problemas financeiros, a jovem teve que abandonar os estudos, um ano após ingressar na faculdade.

Segundo o site Hypeness, embora a inventora fosse extremamente criativa, ela enfrentou um dos maiores obstáculos impostos pela sociedade: ser uma mulher negra. Devido ao racismo estrutural, a jovem foi levada a trabalhar como babá, mas nunca deixou de lado suas invenções.

A invenção 

Em 1956, Mary já havia juntado algumas economias que lhe ajudaram a patentear sua maior invenção: o absorvente. O objeto consistia em um cinto para guardanapos sanitários — espécie de absorventes utilizados até a década de 1960. A invenção foi um sucesso, pois diminuía os riscos da menstruação vazar.

Documento sobre a invenção de Mary Beatrice / Crédito: Divulgação / Youtube / ONYX ZONE

No entanto, de acordo com a Revista Galileu, a inventora nunca recebeu recompensas ou lucros sobre a invenção do absorvente. Ainda segundo o site, logo que a patente expirou, sua criação tornou-se de domínio público.

Conforme divulgou o site Hypeness, a autora da obra Forgotten Women (Mulheres Esquecidas, em tradução livre), Zing Tsjeng, disse que Mary enfrentou dificuldades de contatar acionistas, que desmarcavam as reuniões logo que descobriam que ela era uma mulher negra.

“Houve milhares de mulheres inventoras, cientistas e tecnológicas. Mas elas nunca receberam o reconhecimento que mereciam”, revelou a escritora em um artigo à Vice.

Mary Beatrice faleceu em 2006, mas, antes, revelou toda sua trajetória para a escritora, que, após ouvir o emocionante relato, decidiu compilar esta e outras história em sua obra, com o intuito de denunciar uma sociedade preconceituosa que exclui minorias.


+Saiba mais sobre obras relacionadas ao tema disponíveis na Amazon:

Forgotten Women: The Scientists (Edição Inglês), de Zing Tsjeng (2018) - https://amzn.to/2SD24iJ

Círculos Sagrados para Mulheres Contemporâneas: Práticas, Rituais e Cerimônias para o Resgate da Sabedoria Ancestral e a Espiritualdade Feminina, de Mirella Faur (2011) - https://amzn.to/2HelSUx

Moda e Arte na Reinvenção do Corpo Feminino do Século XIX, de Maria Alice Ximenes (2011) - https://amzn.to/2vruDrw

A Dança do Sagrado Feminino: O Despertar Espiritual da Mulher Através da Dança, dos Movimentos e dos Rituais, de Iris J. Stewart (2016) - https://amzn.to/3bwRSB5

O mito da beleza: Como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres, de Naomi Wolf (2018) - https://amzn.to/2tX3exq

O livro das mulheres: Como entrar em contato com o poder feminino, de Osho (2014) - https://amzn.to/2OPr0lZ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W